Uma família passou por momentos de tensão na manhã desta segunda-feira (30), quando a ponte de madeira que atravessavam cedeu, fazendo o carro em que estavam cair no Rio São José. O incidente ocorreu na região de Vila Verde, zona rural de Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. Apesar do susto, todos os ocupantes saíram ilesos, mas uma das pessoas precisou nadar para se salvar.
Ilda Chaves Guarizi, produtora rural de 56 anos, relatou ao site A Gazeta que o veículo era dirigido pelo filho, de 38 anos, e transportava também o marido, de 59 anos, e a nora, de 41. A família estava a caminho de um exame médico, pois o marido de Ilda iniciará tratamento de quimioterapia na próxima quinta-feira (2).
Fotos mostram o carro quase completamente submerso no rio. Segundo Ilda, o filho adquiriu o veículo há apenas dois meses, após retornar dos Estados Unidos. “Minha nora conseguiu sair nadando pelo vidro, enquanto meu filho precisou quebrar a janela ao lado dele para escapar”, relatou. Ela também mencionou que a ponte, usada por cerca de cinco famílias da área, nunca havia caído antes. “Vivo aqui há 10 anos e foi a primeira vez que algo assim aconteceu. A madeira estava podre e não suportou o peso.”
Um vizinho auxiliou no resgate das pessoas que estavam no carro. A Defesa Civil de Pancas informou que a ponte já havia sido interditada pela prefeitura para reparos. Para impedir a circulação, blocos de granito foram colocados no local, mas moradores da região os removeram utilizando máquinas particulares, segundo o órgão.