
Com o aumento expressivo no fluxo de veículos esperado para o Carnaval em 2026, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) faz um alerta especial aos condutores que pretendem viajar neste período. Para garantir que as orientações sejam seguidas, o Detran|ES, em conjunto com as forças de segurança, intensificará a fiscalização em pontos estratégicos. A segurança da viagem começa antes do condutor ligar o motor. A orientação é que seja feita uma revisão completa nos itens essenciais do veículo. Pneus (incluindo o estepe), sistema de freios, nível de óleo e sistema de iluminação devem estar em perfeitas condições.
Além disso, em virtude das chuvas típicas desta época, o funcionamento das palhetas do limpador de para-brisa é considerado item crítico de segurança.
A documentação também deve estar em dia. É importante consultar o aplicativo CNH do Brasil, onde é possível observar não só a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como o CRLV-e atualizado (Licenciamento anual) diretamente no smartphone, facilitando a fiscalização e evitando multas por não estar com os documentos em dia.
A atenção ao transporte de menores é outro ponto de destaque. O cumprimento das normas de retenção infantil é inegociável:
· Bebê conforto: Para crianças de até um ano.
· Cadeirinha: Para a faixa de um a quatro anos.
· Assento de elevação: Para crianças entre quatro e sete anos e meio.
· Cinto de segurança: Uso obrigatório para todos os ocupantes, inclusive no banco traseiro, sob risco de infração grave e retenção do veículo.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, reforça que a tecnologia e as campanhas são aliadas, mas a responsabilidade final é de quem está atrás do volante:
“Nosso foco principal para o Carnaval de 2026 é garantir que o condutor entenda que não podemos aceitar que o desrespeito aos limites de velocidade ou a mistura fatal de álcool e direção interrompam a alegria das famílias”, alertou.
“Todos Juntos pela Vida”: A folia da conscientização
Em paralelo às orientações técnicas, o Detran|ES colocou nas ruas o bloco “Todos Juntos pela Vida”. A campanha de 2026 aposta na inovação, utilizando personagens criados por Inteligência Artificial e o “manual de harmonia e evolução no trânsito” para dialogar com os foliões nas redes sociais. O bloco educativo também marcou presença física no Sambão do Povo, vai estar nos principais balneários e blocos do Estado, levando mensagens sobre o perigo da mistura entre álcool e direção.










