O padeiro capixaba, João Carlos Butske, de Nova Venécia, alcançou a quarta colocação na competição do Melhor Padeiro do Mundo, realizada durante a FIPAN 2025, em São Paulo, entre os dias 22 e 25 de julho. “Foi motivo de muita honra e de muita alegria, só em poder participar dessa eleição, é um orgulho enorme. Estou muito feliz de ser o melhor da América e estar entre os melhores do mundo. Eu saio desse campeonato muito feliz pela posição que alcançamos, para nós é um momento histórico para a panificação capixaba. Eu só tenho que agradecer. Ano que vem a gente disputa novamente o Mundial”, diz.
João Carlos foi escolhido o Melhor Padeiro das Américas 2024/2025 pela Cipan e agora, representou a América Latina na final mundial, onde apresentou uma criação de destaque: o pão torta capixaba. “Esse pão é a fusão entre memória afetiva e inovação artesanal. Uma receita que conta a história de um povo, respeita suas raízes e celebra a criatividade da panificação brasileira. Mais que um alimento: uma declaração de amor ao Espírito Santo”, narra.
Butske contou que preparou um pão com torta capixaba, ou seja, um pão de coentro onde a torta foi servida dentro. “Sua forma, criada em homenagem à panela de barro, símbolo da cultura do Espírito Santo, representa não só um utensílio, mas uma herança viva — reconhecida como Patrimônio Imaterial Cultura do ES feita pelas mãos das paneleiras de Goiabeiras”, pontua.
Inspirado nas tradições do Espírito Santo, o pão foi produzido no formato de uma panela de barro e depois recheado.
A competição é realizada durante a FIPAN, sendo uma das mais prestigiadas do setor de panificação e confeitaria.
Sobre a premiação de melhor padeiro das Américas, ele explica: “Eu fui eleito em 2024, lá em Joinville, em novembro, e estou recebendo o título na FIPAM em 2025”, conta.












