O Parque Estadual Mata das Flores, localizado em Castelo, sediou um importante evento para a recuperação ambiental. A ação, que aconteceu no dia 14 deste mês, foi organizada após o incêndio que devastou parte da área da unidade de conservação, com fogo que perdurou por 40 dias.
“O treinamento é uma alternativa para o engajamento da comunidade local, que, diante das dificuldades de combate ao incêndio, buscava formas de contribuir para a recuperação ambiental”, explicou o gestor do parque, Anderson Kruger.
A iniciativa contou com a articulação de representantes do Conselho Regional de Biologia (CRBio) e com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Além dos voluntários, o evento reuniu profissionais do Iema e pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Após o incêndio ser controlado, um grupo de voluntários se mobilizou para ajudar e a ideia de trabalhar com a coleta de sementes foi proposta, visando à recuperação da área afetada.
“Agora, nosso foco está na viabilização do projeto, buscando recursos e parcerias para dar continuidade às atividades. A expectativa é de que o engajamento da comunidade local, juntamente com o apoio técnico de instituições de ensino e órgãos ambientais, contribua para a restauração da área afetada pelo incêndio, fortalecendo a conservação da biodiversidade no Parque de Mata das Flores”, ressaltou Anderson Kruger.