Em parceria com o Sebrae/ES, a Rede Notícia continua uma série de reportagens que traz “Histórias que Inspiram” e que buscam valorizar o empreendedorismo. A reportagem é de Cíntia Zaché.
Nesta terça-feira (17), a história a ser contada começou lá atrás com o avô Américo Alves de Oliveira, em 1950 e, hoje, é guiada por Guilherme de Oliveira, um cafeicultor que enxerga no grão de café muito mais do que apenas uma bebida.
Para ele, a fruta evoca cultura, tradição, história e experiência sensorial de um ritual. Foi pensando nisto que o cafeicultor foi além do plantio de café e criou a Maritacas Coffee.
Do plantio até a chegada do produto à mesa do consumidor, Guilherme apostou, há quase cinco anos, em um café especial. Foi aí que surgiu o lançamento do seu primeiro produto empacotado, que é o natural, e há dois anos, foi lançado o café fermentado. O Maritacas Coffee disponibiliza hoje esses dois tipos de café, prontos para ir à mesa do consumidor”, explica.
Para melhor servir os apreciadores da bebida, o Maritacas Coffee é gerado através de um café conilon especial, selecionando, fermentando em tanques e secando naturalmente os grãos em terreiros suspensos.
De acordo com Oliveira, a partir do momento em que ele apostou na parceria com o Sebrae, a ação trouxe outra visão para o empreendimento. “Com a capacitação e consultoria, vendemos mais, agora temos site com vendas online, que vem deslanchando o negócio. O Sebrae foi um divisor de águas, um diferencial, e nos ajudou muito, principalmente a planejar o futuro”, fala.
Agora, o Sítio Novo Horizonte, localizado em Alto Muniz, interior de Nova Venécia, se prepara para disponibilizar turismo de experiência, um projeto em que o cafeicultor vem utilizando a consultoria do Sebrae. “Iremos ofertar e proporcionar, creio que daqui a uns três meses, momentos diferenciados para quem gosta de um café especial. Aqui, o visitante vai poder chegar, conhecer a lavoura, ver a torrefação e depois, experimentar o café, ou seja, será algo intimista, já que o visitante vai poder acompanhar todo o processo, até a fase final”, explica.
Sobre o Maritacas Coffee, o cafeicultor explica que tem como sonho metas para tornar o empreendimento ainda maior do que hoje. “Estamos trabalhando para que 70% da nossa lavoura seja investida na produção do Maritacas; ainda chegaremos lá”, narra.
A marca familiar, com raízes locais, chega até ao processo de comercialização, por meio de mãos que enxergam naquele cafezinho o aroma que preenche o ambiente trazendo uma experiência única e personalizada.
O Maritacas Coffee, com sede em Nova Venécia, é conhecido por ter identidade própria e alta qualidade, garantida por grãos que são produzidos de forma totalmente familiar.
Premiações
O Maritacas Coffee foi premiado, em 2021, 2022 e 2024, como um dos 20 melhores cafés da variedade Canephora do Brasil, no prestigiado COY (Coffee of the Year) e conquistou o honroso 2º lugar, em 2023, no concurso de Excelência Cooabriel. Em 2024, a mãe do Guilherme, Maria da Penha Pereira da Silva Oliveira, ficou em 4º lugar no Florada Premiada que é um concurso da Três Corações só para mulheres cafeicultoras. Ano passado, Guilherme ficou em 1º lugar no Noroeste, no Premium Coffee e foi um dos primeiros produtores a ter o Selo da IG do Conilon capixaba.
Maritacas Coffee
O nome da marca surgiu em 2021, quando aves maritacas começaram a invadir a plantação de café do Novo Horizonte. “As aves chupavam o grão e depois cuspiam, fiquei até preocupado na época, elas eram muitas. Foi um momento atípico, nunca mais aconteceu desta forma. Foi aí, vendo aquela enorme quantidade de maritacas, que decidi colocar o nome da ave na marca, e surgiu o Maritacas Coffee. Acho que elas vieram para cá, só para eu colocar nome em nosso produto, deve ser coisa de Deus”, conta aos risos, Oliveira.












