― Advertisement ―

spot_img

ES tem dois alertas de chuva intensa para o feriado; veja previsão do tempo

  O feriado da Proclamação da República, desta sexta-feira (15), será de muita chuva nas cidades capixabas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois...

Brasil tem risco de temporais neste sábado e ciclone ganha força em alto-mar; veja a previsão para o ES

 

Há risco de temporais em todas as regiões do Brasil neste sábado, 18, de acordo com alerta da Climatempo, empresa de meteorologia.

Isso ocorre porque as condições atmosféricas continuam “muito favoráveis” para a formação de “grandes de nuvens de chuva”.

“As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva em áreas do Norte e do Nordeste. A combinação de ar quente e úmido que predomina sobre o todo o Brasil, com a tendência de circulação ciclônica em vários níveis da atmosfera, geram nuvens carregadas sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.”

Com formação iniciada desde a noite de quarta-feira, 14, um ciclone subtropical continua ganhando força em alto-mar, na costa do Rio de Janeiro, conforme classificação do fenômeno feita pela Marinha. A previsão é de fortes chuvas em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Segundo a Climatempo, com a maior queda da pressão atmosférica, o ciclone pode se tornar uma tempestade subtropical, que será chamada de Akará. “O sistema tende a se deslocar para o sul, indo em direção à costa de SP, mas afastado do continente.”

COMO VAI SE COMPORTAR O TEMPO NO SÁBADO?

No Sudeste, “a circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajuda a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas”, diz a Climatempo. Minas e Espírito Santo enfrentam um dia com nuvens e pancadas de chuva com raios moderadas a fortes.

No Espírito Santo, nos municípios que estão sob alerta laranja (perigo), há possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

LISTA DE CIDADES SOB ALERTA LARANJA:

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alto Rio Novo
Aracruz
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Brejetuba
Colatina
Conceição da Barra
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Ibiraçu
Itaguaçu
Itarana
Jaguaré
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
São Roque do Canaã
Sooretama
Vila Pavão
Vila Valério

LISTA DE CIDADES SOB ALERTA AMARELO:

Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fundão
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São José do Calçado
Serra
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória 

Já nas cidades sob alerta amarelo (perigo potencial), há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, de 40 a 60 km por hora.

Pancadas de chuvas durante a tarde e a noite são esperadas no interior e no litoral norte do Rio de Janeiro, na Grande São Paulo e no interior de São Paulo. No Grande Rio, litoral fluminense e litoral de São Paulo, haverá Sol, mas chuva pode acontecer a qualquer hora.

Na região Sul, o Sol aparece entre nuvens. Pancadas de chuva com raios têm principalmente para a tarde e noite, na maior parte da região, de acordo com a Climatempo. Há alerta de temporal na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no planalto norte catarinense e no vale do Itajaí.

No Centro-Oeste, há alerta de temporal para Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora. Em Mato Grosso, elas ocorrem à tarde e à noite, e podem ser de moderadas a fortes.

No Nordeste, há previsão de temporais na Bahia, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, diz a Climatempo. No interior e no litoral norte do Rio Grande do Norte, no norte e no litoral do Ceará e do Piauí, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco, e em Alagoas, a chuva deve ser moderada. A chuva fica entre moderada e forte na faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Há risco de chuva moderada e forte em quase toda a região Norte. Tocantins e a fronteira do Amazonas com o Peru têm risco de temporal.

 

Brasil tem risco de temporais neste sábado e ciclone ganha força em alto-mar; veja a previsão para o ES

spot_img