Barra de São Francisco celebrou uma grande conquista ao ser reconhecida como uma das cidades pioneiras contempladas com o Selo Cidade Mulheres e o Kit Mulher Viva +, que inclui um veículo, um notebook e um projetor. Essa importante realização foi possível graças à iniciativa do prefeito Enivaldo dos Anjos, um dos primeiros gestores do Estado a criar uma secretaria dedicada exclusivamente às políticas públicas para mulheres.
Como parte dos esforços para fortalecer essas políticas, a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) promoveu, na última quinta-feira (30), o Encontro de Gestores e Gestoras de Políticas para Mulheres da Macrorregião Norte, realizado no Lions Clube, no município de Pinheiros. O evento reuniu representantes de 19 municípios da região, com o objetivo de consolidar e expandir os Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) nos municípios capixabas.
A programação contou com momentos de acolhimento, palestras e debates conduzidos pela secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, e pela equipe técnica da SESM. “Nosso objetivo é promover a troca de experiências entre os municípios, incentivar a criação e o fortalecimento dos OPMs e alinhar estratégias para a implementação eficaz de políticas públicas voltadas para as mulheres”, destacou a secretária.
Leia mais
Pograma Mulher Viva +
Essa iniciativa da SESM reforça o compromisso com a redução das desigualdades de gênero e o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres no Espírito Santo. O Programa Mulher Viva +, lançado em 2024, integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida e se consolida como a maior articulação de políticas públicas voltadas para meninas e mulheres no estado. Composto por 18 projetos, o programa atua em dois grandes eixos:
- Promoção da igualdade e equidade de gênero e raça
- Enfrentamento à violência contra meninas e mulheres
Durante o encontro, foi apresentada a estrutura do programa, com destaque para o Projeto Fortalece MulherES, que visa fortalecer os OPMs municipais por meio de apoio técnico e formação continuada.
Os municípios que possuírem conselhos de mulheres instituídos e aderirem ao Pacto Estadual de Prevenção ao Feminicídio e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres receberão, por meio de doação, o Kit Mulher Viva +, ampliando a capacidade operacional dessas iniciativas.
Além disso, o Projeto Fortalece MulherES tem como meta a criação da certificação Selo Cidade Mulheres, um reconhecimento para os municípios que implementam ações efetivas em prol da equidade de gênero e do combate à violência contra as mulheres.