A Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Barra de São Francisco, realizou uma formação continuada para diretores, pedagogos e monitores de todas as escolas e centros de educação infantil da rede municipal de ensino, sobre a educação de alunos especiais.
Realizada na manhã desta terça-feira (18) na sede da Semed, localizada no bairro Cruzeiro, a formação contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Adelza de Almeida Lima, da Assessora Especial de Governo, Delma do Carmo Ker e Aguiar e da Coordenadora de Formações Continuadas para Monitores e Estagiários da Educação Especial e Encontros para Diretores e Pedagogos também referentes a Educação Especial, a Inspetora Escolar Valdete Leonídio Pereira, além dos gestores, pedagogos e monitores das instituições escolares do município.
Com o objetivo de harmonizar as relações humanas, sociais e de aprendizado de alunos com qualidades especiais, a formação orientou e instruiu os gestores, pedagogos e monitores de educação especial a trabalhar os alunos com características especiais com atividades, em sua maioria extraclasse, para o desenvolvimento cognitivo e inclusão junto ao ritmo de aprendizado dos demais alunos, colegas de classe. Por isso psicólogos especializados na área de educação estarão disponíveis para atender alunos que precisarem e tiverem permissão dos pais e responsáveis, como forma de auxiliá-los na compreensão das relações com a turma escolar e com o aprendizado.
Durante as palestras ministradas pelas psicólogas da Semed, três programas educacionais que serão inseridos nas escolas foram apresentados aos participantes, sendo eles:
– O PENcE- Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares, voltados para alunos;
– O PECOLEFE- Programa de Estimulação da Compreensão Leitora e das Funções Executivas, também voltado para alunos;
– O Cena – Programa de Capacitação de Educadores sobre Neuropsicologia da Aprendizagem, voltado para educadores.
Segundo a Assessora Especial de Governo, Delma do Carmo Ker e Aguiar, uma equipe multidisciplinar com profissionais da educação e saúde e com o apoio do conselho tutelar será criada, para atender alunos com problemas que vão desde necessidades especiais a alunos com problemas familiares, vítimas de maus tratos e agressão. “Até o final de fevereiro nós teremos um diagnóstico de cada turma, de todas as nossas escolas. Então, aqui na Semed, teremos um pedagogo para acompanhar cada turma, aluno por aluno. Então o aluno que já sinaliza dificuldade no aprendizado, com algum sinal de possível transtorno, ele já terá o laudo e a escola precisa ter esse diálogo com a família, fazendo com que ela venha a ser parceira da escola, para que o quanto mais cedo acontecer a intervenção, mais rápido nós vamos ter resultados de cognição, por adaptação da escola a realidade do aluno, dentro da forma pedagógica trabalhada com estudante”, destacou Delma Ker.
De acordo com a Psicóloga da Educação, que ministrou a palestra sobre a inclusão dos novos programas citados, nas escolas, Fabrícia Figueredo dos Anjos, a capacitação dos profissionais da educação referentes a educação de alunos especiais é muito importante, para a inclusão deles junto ao ritmo de aprendizagem dos demais alunos. “A questão da inclusão, ela não se trata apenas de o aluno estar presente ali na escola, mas acima de tudo ela trabalha também a questão do desenvolvimento da criança. Então para que a criança com necessidades especiais possa se desenvolver, dentro de todas as suas potencialidades, nós precisamos ter profissionais capacitados. Por isso a Secretaria de Educação, desde de o ano passado já vem fazendo o ciclo de formação com monitores estagiários e hoje nós estamos aqui com os diretores e pedagogos para estarmos trazendo um pouco de uma capacitação com eles, para que possam trabalhar da melhor forma possível com essas crianças”, concluiu Fabrícia.
Após essa formação de hoje, os trabalhos serão aplicados nas escolas por meio dos diretores, pedagogos e monitores com o apoio e a parceria da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e ao longo do ano novas formações, sobre a educação especial, acontecerão para educadores, gestores e monitores escolares.