Teve início na manhã desta quarta-feira (24) e segue até esta quinta-feira, na Câmara Municipal de Vereadores, a Capacitação sobre Saúde do Trabalhador, ministrada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), sediado em São Mateus, que atende toda a região Norte e Noroeste do estado do Espírito Santo, para servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Barra de São Francisco.
Com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, dentre outros profissionais de saúde, o evento teve início às 8h30 e foi ministrado pelo enfermeiro do Cerest, Reginaldo de Oliveira Lage, que explicou e orientou os servidores sobre como proceder documentalmente e na prática quando um funcionário público, do setor privado ou autônomo adoece ou sofre algum acidente decorrente do trabalho e como prevenir enfermidades e acidentes no trabalho.
Os principais objetivos abordados na capacitação dos profissionais de saúde pública pelo Cerest são:
- Identificar potenciais casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho;
- Investigar as relações de doenças e agravos com o trabalho;
- Identificar os riscos à saúde presentes no ambiente de trabalho;
- Identificar os grupos ocupacionalmente expostos a maior risco;
- Identificar e descrever as principais características epidemiológicas;
- Orientar medidas de prevenção e controle para impedir a ocorrência de novos casos.
Segundo o palestrante do Cerest, Reginaldo de Oliveira Lage, é de suma importância a notificação de doenças e acidentes decorrentes do ambiente de trabalho pelos servidores de saúde do município. “É um momento muito importante nós estarmos reunidos aqui hoje, com vários profissionais da saúde, para que todos possam entender a necessidade das notificações das doenças relacionadas ao trabalho. Nós verificamos hoje que muitas doenças relacionadas ao trabalho não estão sendo notificadas e, assim, não conseguimos detectar onde elas estão ocorrendo e quais são os trabalhadores que estão sofrendo essas doenças, para que possamos, lá na frente, utilizar as próprias políticas que já temos, trabalhando com esses trabalhadores para melhorar suas qualidades de vida e evitar que estes acidentes aconteçam”, explicou Lage. De acordo com ele, trabalhadores do setor privado e autônomos formais e informais também devem ser notificados quando sofrem algum acidente ou adoecem no trabalho, para que possam ser atendidos em todos os seus direitos como trabalhadores, em situação de enfermidade ou acidentados.
Em Barra de São Francisco, a municipalidade possui a Coordenadoria de Perícias e Centro de Atendimento ao Servidor “Stela Ribeiro da Costa”, criada em 21 de julho de 2023, que atende servidores municipais e suas famílias. Os atendimentos são realizados pela médica clínica geral, Dr.ª Brenda Valli Araújo, que citou a importância da clínica para o servidor municipal. “Lá nós fazemos o atendimento primário e secundário à saúde, que nós chamamos de atenção primária e secundária à saúde. Isso é muito importante para o trabalhador municipal de Barra de São Francisco, porque a gente não sobrecarrega os postos de saúde. Ele (o servidor público) tem um atendimento prioritário lá na clínica para ele e a família dele. A maioria dos nossos atendimentos são para a renovação de receitas, encaminhamentos para especialistas e nós conseguimos realizar o pedido até de exames de alto custo, quando necessário, exames laboratoriais em geral e uma primeira consulta, que são específicos da atenção primária e secundária de saúde. Isso é muito bacana para o nosso trabalhador do Município, até mesmo para a gente construir uma eficácia no trabalho municipal, para que ele não perca muito tempo esperando em fila nos postos de saúde para ser atendido”, destacou a Dr.ª Brenda.
A Coordenadoria de Perícias e Centro de Atendimento ao Servidor “Stela Ribeiro da Costa” está localizada na Avenida Minelvina Garcia, 283, ao lado da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Bairro Vila Gonçalves, e o atendimento é das 7 às 11 horas da manhã e das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O servidor que precisar pode procurar a clínica nestes dias e horários citados.
A enfermeira da Vigilância em Saúde e Referência Municipal da Saúde do Trabalho, Andreia de Freitas Maia, resumiu o objetivo da formação passada aos servidores profissionais de saúde do município. “É um assunto que envolve um pouquinho mais de noção sobre as doenças ocupacionais, relacionadas ao ambiente laboral, ou seja, de acordo com o trabalho de cada servidor, do trabalhador formal ou informal, público ou de empresas privadas. Como fazer e qual o caminhar dessa pessoa dentro do trabalho e principalmente em relação às notificações da doença ou dos acidentes de trabalho, para dar mais propriedade e segurança para esses profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) estarem atuando”, disse Maia.
A Secretária Municipal de Saúde, Thayna Prudente Faria, que abriu a reunião, ressaltou em sua fala a importância da capacitação dos profissionais de saúde do Município para notificar doenças e acidentes ocorridos no trabalho, quando elas acontecem. “Atualmente nós temos a Clínica do Servidor, que realiza um trabalho ambulatorial e, assim como as Unidades de Saúde, tem acesso ao sistema de notificação de acidentes de trabalho e é importante, porque evita que o servidor público ou o trabalhador do setor privado vá direto ao hospital, podendo dar entrada em qualquer Unidade de Saúde, onde nós notificamos e o atendemos. Então hoje nós estamos capacitando o setor da atenção primária, que está tomando conhecimento, a Regional acompanhando, nós os capacitamos e ofertamos um melhor trabalho para eles”, finalizou Thayna.