― Advertisement ―

spot_img

Carreata de São Cristóvão é acompanhada por grande número de fiéis em Nova Venécia

Aconteceu no último sábado (20), a tradicional carreata em homenagem a São Cristóvão, com saída em frente à comunidade Ascensão. O evento é realizado para...

Barra de São Francisco em evidência na Feira dos Municípios 2024

A Feira dos Municípios de 2024, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra, registrou a presença de 80 mil visitantes ao longo de seus quatro dias de evento, representando um aumento de 30% em relação ao ano anterior. De quinta-feira (06) a domingo (09), os participantes puderam mergulhar em uma vasta programação que incluiu exposições de cultura, história, gastronomia e os potenciais econômicos dos 78 municípios do Espírito Santo, todos reunidos em um único local.

Barra de São Francisco marcou presença no evento, exibindo o artesanato local. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos (Semdege), Guilherme Fernandes, destacou a importância da feira. “Este é um momento excelente para mostrar o potencial do nosso artesanato, assim como do turismo e da economia de Barra de São Francisco.” O estande da cidade foi um dos mais visitados, refletindo o interesse crescente pela produção artesanal da região.

No estande da cidade, um dos destaques deste ano foi a apresentação dos trabalhos artesanais da Casa do Artesanato, gerenciada pela chefe de gabinete, Emanuelly Monteiro e o coordenador da Sala do Empreendedor da Semdege, Paulo de Oliveira Neto. No estande também teve amostras em mármore produzidas pelos alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Barra de São Francisco, orientados pelo professor Gilmar.

Além do interesse do público, as vendas deste ano superaram as do ano passado, demonstrando o crescente interesse pela produção artesanal local. O evento contou ainda com a visita do governador do Estado, Renato Casagrande, que prestigiou o estande e levou consigo uma peça feita pelos alunos do IFES como presente, simbolizando o reconhecimento e apoio às iniciativas educacionais e culturais da região.

“O Governo do Estado monta toda essa estrutura para receber os municípios, mas se os municípios não vêm, não tem festa. Com todos os 78 municípios presentes na Feira, os capixabas e os visitantes podem desfrutar daquilo que o Espírito Santo tem de melhor, do que cada cidade tem de melhor. E nós seguiremos investindo forte em todos os municípios para que se desenvolvam cada vez mais e tenham mais riqueza para mostrar”, disse o governador Renato Casagrande.

Durante a premiação dos melhores estandes do evento, foi anunciada a data da feira em 2025: entre os dias 03 e 06 de abril. “Finalizamos com a premiação dos municípios e regiões que tiveram destaque na feira. Isso é importante para se preparar para o ano que vem para virem novamente. Já temos uma data prevista para o ano que vem da nossa feira, que será no início de abril”, ressaltou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini.

A Feira dos Municípios foi uma iniciativa do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e do Governo do Estado, por meio da Aderes e das Secretarias do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

(Com Informações de Secom ES)