Barra de São Francisco e Água Doce do Norte estão entre os 25 municípios do Espírito Santo que receberam autorização para implementar o sinal de telefonia móvel 5G, trazendo benefícios para mais de 600 mil pessoas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações, está acompanhando de perto a expansão da cobertura nas cidades, que aumenta a cada mês.
Os outros 23 municípios contemplados são: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que tem trabalhado intensamente com a Anatel e as operadoras de telefonia móvel para avançar na implantação do sinal em todo o país. “Expandir o 5G é revolucionar diversos setores do país, desde a indústria, educação, saúde e entretenimento. Seguiremos com o avanço na expansão do sinal e o cronograma estipulado no leilão 5G está sendo cumprido. Nosso compromisso é levar o 5G para todo o Brasil”, disse Juscelino.
A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram os lotes instalem as estações de quinta geração nas cidades. No entanto, a liberação não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades, pois o processo depende do planejamento individual de cada prestadora.
Com essa decisão, o total de cidades brasileiras que poderão contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chega a 4.302, beneficiando pouco mais de 192 milhões de pessoas – aproximadamente 90,2% da população do país. A antecipação dos 168 municípios no fim do semestre permitiu que os estados do Acre (AC), Amazonas (AM) e Goiás (GO) fossem totalmente liberados para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados. O indicador mostra as cidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas que vão receber o benefício.
Este mês marca os dois anos do início da implantação do 5G no Brasil. Brasília foi a primeira capital a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G em 6 de julho de 2022. Desde então, o país tem feito progressos significativos na expansão desta tecnologia, que promete transformar diversos setores e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.