― Advertisement ―

spot_img

Fiocruz: segue alta a mortalidade por vírus respiratório em crianças

Segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em 11 de julho, a mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças...

Abertas inscrições para Projeto Iniciação Científica de Matemática

A Secretaria da Educação (Sedu) abriu o processo de seleção de estudantes das redes escolares públicas estadual e municipais do Espírito Santo para participarem do Projeto Iniciação Científica de Matemática (PicMat) do Programa Matemática na Rede. Podem participar da seleção alunos matriculados no Ensino Fundamental (anos finais) e no Ensino Médio. Estão sendo ofertadas 25 vagas para participação dos encontros de aprofundamento de estudos em cada turma do PicMat, totalizando 1.750 vagas distribuídas em 34 municípios capixabas. As inscrições têm início nesta terça-feira (21) e seguem abertas até o dia 03 de junho próximo.

Para concorrer a uma vaga, o estudante deve preencher o Formulário de Inscrição on-line com os seus dados pessoais, dados escolares, nome do atual professor de Matemática e sua escolha por um PicMat. O Formulário de Inscrição online está disponível no site do Programa Matemática na Rede (www.matematicanarede.sedu.es.gov.br). O processo de seleção será feito em três etapas: I – preenchimento do Formulário de Inscrição Online (estudante) – eliminatória; II – Prova de Matemática – eliminatória e classificatória; III – participação do responsável legal no 1º encontro presencial, no PicMat escolhido, para realização da matrícula do estudante classificado – eliminatória.

A lista de inscrições deferidas, considerando o correto preenchimento do Formulário de Inscrição, estará disponível no site do Programa Matemática na Rede (www.matematicanarede.sedu.es.gov.br), no dia 04/06/2024, a partir das 17 horas. A prova de Matemática será aplicada no dia 08/06/2024, com início às 9 horas, no PicMat escolhido pelo candidato no ato da inscrição e terá duas horas de duração. E o estudante deverá comparecer ao local da prova com 30 minutos de antecedência, portando documentos de identificação, lápis, borracha e caneta esferográfica de cor azul ou preta.

O resultado final será divulgado no site do Programa Matemática na Rede, em ordem alfabética dos classificados, por PicMat, no dia 11 de junho de 2024, a partir das 17 horas. Serão convocados apenas os estudantes classificados, conforme o número de vagas por PicMat, para realizarem a matrícula e participarem do 1º Encontro no PicMat. Os demais estudantes classificados vão compor o cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

As matrículas serão realizadas no PicMat escolhido pelo estudante no ato da inscrição, considerando o dia e horário de funcionamento de cada PicMat. A matrícula consiste em: I – na apresentação de documento oficial que comprove a data de nascimento; II – na comprovação de matrícula na rede escolar pública estadual ou municipal; III – na assinatura do Termo de Compromisso pelo responsável legal (pai ou mãe ou outro responsável legal), a ser disponibilizado pelo Professor do PicMat, no 1º encontro.  O estudante que não comparecer acompanhado do respectivo responsável legal para efetuar a matrícula no 1º encontro no PicMat será considerado desistente. Nesse caso, será convocado o estudante suplente, seguindo a ordem da lista de classificação.

Confira AQUI o Edital nº 21/2024

ESTRUTURA DO PROJETO

O período dos encontros do Projeto Iniciação Científica de Matemática terá duração de junho a outubro de 2024, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora online, para além da sua carga horária escolar. Durante o período de duração do projeto, o estudante receberá aprofundamento de estudos de Matemática para participar das fases da OBMEP 2024 e, ao final, todos os concluintes recebem certificados em formato digital.

Em caso de dúvidas:

 – (27) 3636-7822

 – (27) 99823-2359 (WhatsApp)

 – matematicanarede@sedu.es.gov.br

  

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br