Numa evidência do recrudescimento da violência na Região Metropolitana, mais uma morte em confronto com a Polícia Militar ocorreu na região de São Pedro, zona oeste de Vitória.
Foi na madrugada deste sábado (8), no bairro Conquista e ainda não aparece nas estatísticas do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo. Detalhes ainda não forma divulgados.
A sexta-feira (7) teve dois homicídios no Espírito Santo, ambos à noite: um em São Roque, no município de Jaguaré, na Região Integrada de Segurança Pública Norte, e outro no bairro Gilson Carone, em Cachoeiro de Itapemirim, na RISP Sul.
Nas estatísticas, Jaguaré, com cerca de 32 mil habitantes, chega a 10 homicídios em 2025, sendo 25% de aumento em relação ao mesmo período. Já Cachoeiro, com 200 mil habitantes, chega a 12 no mesmo período, redução de 40% em relação a 2024.
Jaguaré, no Norte, alcança uma taxa de 37,19 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, a taxa de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul, é de 7,1 homicídios por 100 mil habitantes.
O Espírito Santo está com uma redução de 8,3% no número de homicídios em 2025 em relação ao período até 7 de novembro de 2024. São 672 em 2025 ante 733 em 2024.
O aumento da violência na Região Metropolitana, provocado pela guerra entre grupos criminosos por controle territorial no movimento tráfico de drogas, é motivo de preocupação.
Esta semana, pela primeira vez no ano, o número de homicídios na Grande Vitória ultrapassou o de 2024: aumento de 0,9%.
Na madrugada de quinta-feira (6), um jovem de 19 anos, identificado como Fred Barbosa de Sousa, foi morto a tiros em frente a uma distribuidora de bebidas no bairro Maria Ortiz, em Vitória. O crime foi registrado por câmaras de segurança. A Polícia disse que ele era ligado ao Primeiro Comando de Vitória (PCV), em guerra com o Terceiro Comando Puro (TCP).
Policiais operacionais estão pessimistas quanto ao fechamento do ano. Viana tem aumento de 73% nos homicídios, Guarapari tem 54% e Vila Velha 32%.
A situação está piorando em Cariacica (83 homicídios), que teve ocorrências recentes apontando para a expansão para o município dos conflitos do PCV e TCP que vêm ocorrendo em Vila Velha, Viana, Guarapari e Serra (90 homicídios).
Embora Serra ainda esteja com 10% menos homicídios que em 2024, a situação piorou muito no segundo semestre, com mais de dez mortes somente na região de Balneário Carapebus. Cariacica já esteve muito melhor que os 8% de redução verificados neste início de novembro.
Vitória, apesar dos recentes episódios envolvendo até mortes em confrontos com a Polícia, ainda tem um índice de queda relevante de 39% nos homicídios.
Veja o quadro de homicídios no Estado:













