― Advertisement ―

spot_img

2ª etapa do Mutirão de Atendimentos de Oftalmologia sendo realizada na UBS Alvino Campos 02 de abril de 2024

Teve início na manhã desta segunda-feira (1) e segue até a próxima sexta-feira, a 2ª etapa do Mutirão de Atendimentos de Oftalmologia realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Com uma previsão de cerca de 700 atendimentos, o mutirão pretende zerar a demanda por consultas e exames no município. Uma grande equipe do Programa Saúde Fácil para a área oftalmológica da Região Norte de Saúde da Sesa, sediada na cidade de Conceição da Barra, formada por médico oftalmologista, auxiliares de consultórios e demais funcionários, participam do mutirão, que está sendo realizado na Unidade de Saúde Alvino Campos (Pavilhão), localizado no Centro de Barra de São Francisco, e contempla encaminhamentos pré-agendados pelos postos de saúde dos bairros e distritos do município.

Segundo o secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, o objetivo é zerar a fila de demanda de atendimentos oftalmológicos do município e evitar o deslocamento de pacientes que precisam de exames, para Conceição da Barra, ficando para lá apenas os procedimentos de cirurgias. “São atendimentos que foram agendados aqui para o nosso Pavilhão de consultas e exames oftalmológicos e também já foram feitos agendamentos para Conceição da Barra para casos específicos de pacientes que fizeram parte do primeiro mutirão, que foram encaminhados para cirurgia. Esses estão sendo atendidos em Conceição da Barra, essa semana. Nós estamos próximo de zerar nossa fila represada de atendimento de oftalmologia”, explicou Elcimar.

O secretário anunciou que estão sendo programados com a Secretaria Estadual de Saúde mais dois mutirões a serem realizados no município em breve, sendo um de ultrassonografia e o outro de ecocardiograma.

O médico oftalmologista Humberto Lacerda Rocha está atendendo no mutirão e fez um alerta as mães de crianças sobre o acompanhamento médico oftalmológico para os pequenos desde novos. “Quero deixar uma recomendação muito importante para conhecimento público, principalmente das mães. Aos 7 anos de idade, as crianças tem olhos de adultos. Então os tratamentos de correção, que muitos chamam de vista preguiçosa é efetivo até os 7 anos. Portanto, a recomendação é que a partir dos 4 anos, as crianças sejam levadas ao oftalmologista, porque se ela tiver algum problema como a ambliopia ou vista preguiçosa, a gente tem tempo para tratar. Então, dos 4 aos 7 anos, a gente vai tratando a criança, melhorando paulatinamente, até que com 7 anos a visão amadurece com saúde de qualidade”, destacou Doutor Rocha, que também fez o apelo aos adultos que não deixem de frequentar consultórios de oftalmologia. Segundo ele, são vários os tipos de doenças oculares que podem ser identificados nos exames e consultas oftalmológicas.

A paciente Laura Alves Dias de 60 anos, moradora do Distrito de Santo Antônio foi muito bem atendida no mutirão e agradeceu pela oportunidade de receber o atendimento. “Eu achei muito importante, porque a gente diminui uma viagem para Conceição da Barra. Então essa equipe aqui, está sendo muito útil para o povo de Barra de São Francisco. Eu achei excelente, o médico e toda a equipe são muito atenciosos. Eu fico agradecida” disse ela.

Geane Monteiro de Souza de 50 anos, moradora do Bairro Irmãos Fernandes é mãe do Davi Antônio Monteiro de Jesus de 9 anos. Ela disse que Davi foi encaminhado para a consulta com o oftalmologista pela escola dele, porque não conseguia enxergar direito os textos do quadro. Ele foi atendido e ela ficou grata pelo atendimento ter sido realizado em Barra de São Francisco. “Gostaria de agradecer aos envolvidos no mutirão. Fiquei muito feliz. Muito obrigado a todos”, agradeceu Geane, que não precisou se deslocar até Conceição da Barra para consultar seu filho, graças ao mutirão.