Na manhã desta quarta-feira (02), o 11º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo celebrou seus 23 anos de fundação com realização de uma solenidade na Câmara Municipal de Barra de São Francisco, com a presença do prefeito interino de Barra de São Francisco, Wanderson Melgaço e o de Ecoporanga, José Luiz Mendes, vereadores, entre outros segmentos de cidades de abrangência do Batalhão. Presença também do Promotor de Justiça, Luiz Carlos de Vargas e da Delegada de Polícia Jéssica de Souza Bohrer. Vários representantes receberam certificados de Amigos da Polícia Militar.
A comemoração contou com a presença de autoridades civis e militares, membros da comunidade e familiares dos policiais. O prefeito em exercício de Barra de São Francisco, Wanderson Melgaço, que participou da cerimônia e fez questão de parabenizar os militares pela dedicação e pelos relevantes serviços prestados ao município.
“São 23 anos de história e compromisso com a segurança da nossa população. O 11º Batalhão tem desempenhado um papel essencial na proteção da cidade e de toda a região. Parabenizo cada policial por sua coragem, disciplina e profissionalismo. É um orgulho poder homenagear essa instituição que tanto contribui com nosso município”, destacou o prefeito em exercício.
O comandante do 11º BPM, tenente-coronel Jader Roberto de Oliveira, também se pronunciou, reforçando o papel da corporação no combate à criminalidade, na promoção da paz e no fortalecimento dos laços com a comunidade. O 11º Batalhão da PM é referência na atuação policial no Noroeste do Espírito Santo, abrangendo vários municípios da região e sendo reconhecido por sua eficiência, disciplina e envolvimento social.
História do 11º BPM
O primeiro comandante do 11º BPM, de Barra de São Francisco, foi o major PM Paulo César Vieira, hoje coronel aposentado. Vale lembrar, que antes mesmo de se criar o batalhão, foi criada a 4ª Companhia Independente, e quem assumiu na época foi major PM Ailton Romais, hoje coronel aposentado também.
Entenda como surgiu o 11º BPM
O 11º Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade norte-capixaba. O então DPM (Destacamento Policial Militar) de Barra de São Francisco funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil e era comandado pelos Delegados ou Subdelegados de Polícia quando estes eram militares.
Quando os Delegados e Subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a Rua Maranhão, Centro de Barra de São Francisco.
Em 08 de abril de 1998, a 3ª Cia do 8º Batalhão, através de um decreto do Governador Vítor Buaiz, por indicação do então deputado estadual Enivaldo dos Anjos, foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Barra de São Francisco e abrangendo ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis.
Assumiu, então, como primeiro comandante da 4ª Cia Independente, o então major PM Ailton Romais, hoje coronel aposentado, sendo seu subcomandante o capitão Alex Voney de Almeida.
Em 02 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através do decreto 1049-R, do Governador José Inácio, por indicação também do então deputado estadual Enivaldo dos Anjos, foi transformada no 11º Batalhão da Polícia Militar com sede em Barra de São Francisco e abrangendo, ainda, os municípios de Ecoporanga, sede da 2º Cia; Água Doce do Norte, sede do 4º Pel da 1ª Cia; Águia Branca, sede da 1ª Cia e Mantenópolis, sede do 3º Pel da 1ª Cia além do Alto Rio Novo. Assumiu então, como primeiro comandante do 11º BPM o major PM Paulo César Vieira, hoje coronel aposentado.