― Advertisement ―

spot_img

Reforma tributária e transição energética são destaques desta semana no Congresso Nacional

Com a proximidade do recesso parlamentar, os congressistas terão uma semana agitada para tentar avançar com temas relevantes. No Senado Federal, por exemplo, a...

Iema publica Instrução Normativa que adequa enquadramento de atividades relacionadas à indústria química

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) publicou, no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (03), a Instrução Normativa (IN) nº 014-N, que adequa o enquadramento das atividades potencialmente poluidoras e/ou degradadoras do meio ambiente, relacionadas à indústria química, com obrigatoriedade de licenciamento ambiental junto ao órgão. A nova instrução altera os dispositivos da IN nº 15-N, de 23 de setembro de 2020.

Com a nova Instrução, fica incluído um novo enquadramento no Grupo 12 – Indústria Química, que consta no Anexo II da IN nº 15-N/2020. A partir da nova normatização, a fabricação de produtos químicos por meio da mistura de substâncias químicas, com fracionamento e/ou embalagem, será classificada sob o Código 12.23. Essa atividade, associada ou não à estocagem e sem o uso de processos de transformação que envolvam aquecimento ou pressão, será considerada de potencial poluidor/degradador médio.

A IN nº 15-N, de 2020, regula o enquadramento das atividades potencialmente poluidoras e/ou degradadoras do meio ambiente, estabelecendo a obrigatoriedade de licenciamento ambiental junto ao Iema e a classificação das atividades quanto ao porte e potencial poluidor/degradador. Ela agrupa as atividades em 29 tipologias, com base em sua semelhança e impacto ambiental, como a indústria química, metalúrgica, agropecuária, entre outras.

A IN nº 014-N entra em vigor na data de sua publicação e revoga disposições em contrário, estabelecendo novos critérios para a classificação das atividades industriais que necessitam de licenciamento ambiental. “A alteração visa proporcionar um enquadramento mais adequado e viável para as atividades de menor complexidade, que, anteriormente, estavam classificadas no código 12.01. O Iema continua promovendo os ajustes necessários para aprimorar a gestão ambiental e assegurar o controle efetivo das atividades que possam impactar o meio ambiente”, afirmou o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada.

spot_img