― Advertisement ―

spot_img

Artigo sobre projeto de inteligência artificial do Governo do Estado conquista prêmio nacional

O artigo intitulado “Inteligência Artificial aplicada a documentos em suporte de papel: o caso do sistema SEP no ES” conquistou o primeiro lugar no 10º Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), realizado em Salvador (BA).

O trabalho foi desenvolvido por analistas de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo ( Prodest), com a colaboração do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

Desde abril deste ano, o Prodest e os órgãos que utilizam o Sistema de Protocolo Eletrônico (SEP) adotam a inteligência artificial na classificação de processos. Com base nos dados de cada processo, a ferramenta identifica a classificação adequada, alcançando mais de 90% de acurácia. Por essa classificação, é possível determinar o tempo de retenção do documento e a destinação final.

“Certamente, é uma grande satisfação receber um prêmio de prestígio nacional. Isso reforça que estamos no caminho certo ao aplicar inteligência artificial em nossos sistemas de negócio para otimizar processos, melhorar a eficiência operacional e promover soluções inovadoras em gestão de documentos. Todos os envolvidos no projeto e na elaboração do artigo merecem os parabéns”, declarou Jussara Teixeira, analista de TI do Prodest.

“É muito gratificante ver que o Prodest está utilizando a inteligência artificial para gerar mais eficiência e agilidade para a Administração Pública. Não tenho dúvidas de que essa tecnologia vai agregar mais valor aos nossos serviços nos próximos anos”, enfatizou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br

 

spot_img

Preço do café robusta subiu