Os avanços na inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA) estão impactando positivamente o mercado da estética, permitindo tratamentos melhores, mais eficazes, menos invasivos e personalizados.
Com o avanço da tecnologia e a adoção da IA pela estética, tem sido possível experimentar cosméticos on-line, receber diagnósticos sobre a saúde da pele de forma precisa e obter recomendações de produtos personalizados.
Essas novas tecnologias, como IA e realidade aumentada (AR), estão mudando a forma como interagimos, entendemos e cuidados da pele. Além disso, elas permitem a criação de tratamentos mais efetivos, como, por exemplo, o ultraformer, usado para rejuvenescimento e contorno corporal.
Como a tecnologia está sendo usada para revolucionar o mercado da beleza?
A indústria da estética tem se adiantado em usar a tecnologia, como a inteligência artificial e a realidade aumentada, para resolver os problemas de seus consumidores. Ela vai além dos testes de maquiagem e busca uma abordagem nova para orientar de forma individual os clientes.
O ponto alto dessa revolução é fornecer ao consumidor um tratamento personalizado, de acordo com a estrutura da pele. A tecnologia fornece uma experiência individual, de acordo com as características da pele. Assim, a pessoa conhece suas imperfeições e os ativos adequados para o tratamento.
Além dos pacientes, a tecnologia também beneficia os médicos e outros profissionais da área da estética. Isso porque possibilita que eles fortaleçam as relações com os clientes até fora do consultório, por meio do diagnóstico virtual.
Benefícios da tecnologia para a estética
As novas tecnologias têm diversas aplicações e revolucionaram a forma como os produtos são formulados e os serviços são ofertados ao cliente. E os benefícios são muitos, como:
- Criação de produtos personalizados: com IA, é possível analisar a condição da pele e do cabelo com uma selfie e identificar problemas como acne, rugas, danos capilares e outros. Com isso, é possível criar produtos específicos para a necessidade de cada um;
- Experiências participativas de compra: a realidade aumentada torna possível aos clientes experimentar maquiagens, tintas de cabelo, tatuagens e outros produtos de forma virtual, reduzindo a necessidade de amostras fiscais e melhorando a experiência de compra;
- Gestão e agendamento de clientes: ao adotar sistemas equipados com IA, que, além de enviar lembretes automáticos aos clientes, também torna possível otimizar a programação de atendimentos e reduzir os cancelamentos ou a falta de confirmações;
- Fidelização de clientes: essas tecnologias coletam e analisam dados, o que permite identificar padrões de comportamento e desenvolver programas de fidelidade personalizados para cada cliente;
- Aprimoramento de equipamentos: os equipamentos usados para procedimentos estéticos podem ser aprimorados por IA para serem mais precisos e seguros;
- Análise precisa da pele: essa tecnologia permite que os médicos detectem precocemente problemas da pele, como câncer e outras doenças;
- Visualização e simulação de procedimentos: a realidade aumentada tem sido usada para visualizar os resultados de procedimentos estéticos antes de começar o tratamento. E os aplicativos 3D permitem a simulação de procedimentos invasivos, como rinoplastia e aumento da mama;
- Aplicação da tecnologia nos equipamentos: as tecnologias têm sido usadas para melhorar a precisão e segurança dos aparelhos estéticos, como laser e equipamentos de rejuvenescimento.
Aplicações da inteligência artificial na estética
A inteligência artificial refina as análises de imagens, facilitando a identificação de rugas, acnes, manchas, desequilíbrios na pele e outras condições. Outra aplicação é na fototerapia, na qual é possível personalizar o tratamento de acordo com as características individuais, a gravidade e a condição de cada paciente.
O uso de algoritmos em aparelhos usados em tratamentos estéticos é outro benefício da inteligência artificial. O objetivo é promover a eficiência e segurança dos procedimentos.
Outro tratamento inovador melhorado pela inteligência artificial foi a tecnologia de radiofrequência por microagulhamento. O tratamento inovador reduz o desconforto nos pacientes, alcança maior profundidade com menos dor, é mais rápido e otimizado.