― Advertisement ―

spot_img

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu assassinato, em 2022, em tentativa de golpe de...

Cineclube explora música negra contemporânea em sessões na Faculdade Novo Milênio

Cena do Videoclipe “Vírus do bem, do coletivo Aikaclan

A partir da próxima quinta-feira (17), o Cineclube A Viagem da Canção Sem Fronteiras inicia uma série de quatro sessões na Faculdade Novo Milênio, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha. Com entrada gratuita, o evento é uma iniciativa para promover a exibição e o debate de produções capixabas relacionadas à música negra contemporânea, destacando a contribuição de cineastas e artistas negros para a cena audiovisual local.

O cineclube conta com a colaboração dos alunos do segundo período do curso de Publicidade e Propaganda, sob a orientação do professor Luiz Eduardo Neves, que também coordena o projeto.

Na primeira sessão, marcada para as 18h40, serão exibidos três videoclipes que abordam temas, como resistência e superação. “Conflito Iminente”, de MC Anderson feat. Mano Jô, fala sobre a importância de persistir nas batalhas diárias. “Vírus do Bem”, de Danmaker com Aikaclan, revisita o contexto da pandemia, disseminando uma mensagem de positividade. Já “Oito Ventos”, de Aliado Jota, aborda a realidade enfrentada por um jovem negro nas ruas da Grande Vitória, expondo as dificuldades da vida urbana e as mazelas do cotidiano.

Antes das exibições, o evento contará com uma apresentação musical ao vivo de MC Anderson. Após os videoclipes, haverá um bate-papo com os artistas e realizadores audiovisuais. Segundo Neves, é fundamental discutir a relevância da cultura negra para a música. “A diáspora africana deixou um legado cultural riquíssimo, que influencia e enriquece a música contemporânea em diversos gêneros. Estamos falando sobre resistência, expressão e celebração de uma identidade cultural única e diversificada. E, com isso, contribuímos para a valorização da diversidade, o combate ao racismo e a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, disse.

O Cineclube A Viagem da Canção Sem Fronteiras exibirá 12 videoclipes ao longo de quatro sessões. As primeiras sessões acontecem nos dias 17 e 24 de outubro, com três vídeos por encontro, explorando narrativas sobre identidade, resistência e expressão cultural. A programação continua nos dias 07 e 21 de novembro, sempre na Faculdade Novo Milênio.

A iniciativa conta com o apoio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 15/2022 – Difusão Audiovisual. A ação busca ampliar a visibilidade de artistas locais e promover discussões relevantes sobre identidade e cultura afrodescendente. 

Serviço:

Confira a programação completa de exibições:

Cineclube A Viagem da Canção Sem Fronteiras

Sessão 1 – 17/10 (quinta-feira)
Conflito Iminente, de Ed. Artista: Mc Anderson feat. Mano Jô. Ano: 2024. Duração: 3’52”. 
Vírus do bem, de Danmaker. Artista: Aikaclan. Ano: 2020. Duração: 4’15”.
Oito Ventos, de Luiz Eduardo Neves. Artista: Aliado Jota. Ano: 2015. Duração: 7’48”.
Vitória

Sessão 2 – 24/10 (quinta-feira)
Visão de um jovem, de Ed Carlos. Artista: Fabiano da Serra. Ano: 2023. Duração: 4’43”.
Mãe te darei orgulho, de Fidijane. Artista: Soldado MC. Ano: 2023. Duração: 3’.
Pagando o preço, de Anna Louise e José Maria Silva. Artista: Leoziinho. Ano: 2024. Duração: 3’56”.

Sessão 3 – 07/11 (quinta-feira)
Sonhador, de Rodrigo Psy. Artista: Jr Bocca. Ano: 2022. Duração: 3’44”.
Nem Todo Ouro, de Flora Fiorio. Artista: Dan Abranches feat. Gavi. Ano: 2023. Duração: 4’35”.
Fases e Fases, de Wagner Ivor. Artista: W.I.. Ano: 2023. Duração: 3’15”.

Sessão 4 – 21/11 (quinta-feira)
Flow King Kong, de Lenin Mac. Artista: Alex Emissário. Ano: 2024. Duração: 3’.
O samba e santo, de Eduardo Cunha de Oliveira. Artista: Marcelo Rosário. Ano: 2024. Duração: 7’26”.
Desde Menor, de Marrom. Artista: MC PK7. Ano: 2024. Duração: 2’37”
Local: Faculdade Novo Milênio, Av. Santa Leopoldina, 840 – Praia de Itaparica, Vila Velha. Telefone: (27) 3399-5555

spot_img