A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, neste domingo (06), da cerimônia de auditoria do teste de integridade das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições municipais deste ano. O evento foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), e foi realizado na Praia do Canto, no município de Vitória.
Na oportunidade, estiveram presentes representantes das entidades fiscalizadoras, como da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de partidos políticos. A cerimônia também foi acompanhada por veículos da imprensa e membros da sociedade civil.
A auditoria foi realizada por meio de amostragem e serviu para demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas sob condições normais de uso. O processo foi realizado em 18 urnas do Estado, sendo uma da Capital, e consistiu em uma espécie de batimento, cujo objetivo é verificar se os votos depositados são os mesmos que foram contabilizados pelas urnas eletrônicas.
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou a importância do teste de integridade para a democracia capixaba. “A auditoria realizada nas urnas é um mecanismo fundamental que reforça a transparência e, consequentemente, a confiança dos cidadãos no processo eleitoral. Cada etapa da cerimônia tem o objetivo de assegurar que a vontade do eleitor seja respeitada e que os resultados reflitam a verdadeira escolha da sociedade”, salientou.