― Advertisement ―

spot_img

Sesport realiza reunião para decidir homenagem a personalidades no novo Centro de Excelência para PcD’s

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) realizou, na tarde desta terça-feira (24), uma reunião para discutir a personalidade que será homenageada no novo Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência. Esse será o primeiro espaço na América Latina concebido desde o projeto até a execução, com foco exclusivo nas necessidades das pessoas com deficiência.

O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes; do Subsecretário de Estado de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), João Bosco Dias “Bosquinho”; do gerente de Esportes de Formação e Rendimento, Leni Junior; e de 21 representantes de entidades esportivas.

Durante a reunião, os representantes sugeriram nomes que foram relevantes para o paradesporto no Espírito Santo para serem homenageados na nomeação do novo espaço, que está sendo construído no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, sede da Sesport.

Além disso, também foram discutidas sobre as modalidades indicadas para utilizarem o espaço, além da finalização e inauguração da obra. Os nomes indicados serão analisados pelo Conselho Estadual do Esporte, que tomará a decisão final sobre qual nome será escolhido.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, enfatizou a importância de ouvir os representantes e atletas que vivenciam a realidade do paradesporto. Ele ressaltou que essa interação é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para a categoria de pessoas com deficiência, que estão sendo elaboradas no Plano Estadual do Esporte.

“É essencial que nossas decisões sejam guiadas pelas vozes de quem realmente entende as necessidades do paradesporto e também do esporte capixaba como um todo. Queremos inaugurar aqui um espaço inclusivo e acessível, onde todos os atletas, independentemente de suas limitações, possam ter oportunidades para alcançar seu potencial máximo. Além no novo centro que teremos aqui, também estamos pensando com cautela as políticas públicas voltadas para o paradesporto durante a elaboração do Plano Estadual do Esporte”, afirmou Nunes.