Mais cursos de qualificação profissional para pessoas privadas de liberdade estão sendo ofertados nas unidade prisionais do Estado. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Programa Qualificar ES. São 456 vagas em diversos cursos, totalizando 22 turmas.
As capacitações são direcionadas para diversas áreas do mercado. São cursos para Auxiliar Administrativo, Atendente de Estabelecimento dos Serviços de Saúde, Técnicas de Atendimento e Vendas, Cuidador de Idosos, Planejamento Financeiro para Empreendedores, Marketing Divulgando Seu Negócio, Segurança do Trabalho, Design de Sobrancelhas, Maquiagem, Auxiliar e Estoque de Armazenamento, Artesanato, Desenvolvimento Profissional para o Mercado de Trabalho e Auxiliar de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. São cursos com 80 a 120 horas de carga horária.
“Estamos na terceira oferta de vagas anual em cursos pelo Programa Qualificar ES. Uma parceria que amplia nossa política de ressocialização ao capacitar internos e internas para as necessidades do mercado de trabalho. Para o próximo ano, nossa expectativa é tornar essa parceria cada vez mais forte e ampliar ainda mais o número de cursos destinados ao sistema prisional do Estado. Neste ano, 900 vagas já foram ofertadas pelo Qualificar ES”, disse o subsecretário de Estado da Ressocialização, Marcelo Gouvêa.
Com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação, o Programa Qualificar ES nasceu em maio de 2019 com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba. As vagas também são disponibilizadas para pessoas privadas de liberdade, com a oferta de cursos gratuitos nas mais diversas áreas. O programa contribui para a formação profissional de milhares de cidadãos.