A primeira Copa Guardiões da Floresta, torneio de futebol promovido pela equipe de Inteligência Patrimonial da Suzano, contou com edições sediadas nos estados da Bahia e Espírito Santo, reunindo um total de 320 meninos e meninas, de 12 a 15 anos, de escolas públicas rurais de comunidades localizadas no Extremo Sul Baiano e Extremo Norte Capixaba. Os jogos aconteceram no dia 24 de agosto, no Campo de Taquari, em Alcobaça (BA), e no dia 31 de agosto, no Clube CEPE de São Mateus (ES).
A competição foi disputada no formato “mata-mata”, na qual as equipes decidiram a classificação e título em confrontos diretos, tornando cada jogo acirrado e empolgando a torcida. A equipe campeã da Bahia foi a EMEF de São José de Alcobaça, que venceu a final pelo placar de 2 a 0, contra a EMEF Paraiso de igrejinha, com gols de Raique e Alerrandro. Enquanto no Espírito Santo, o título ficou com a EMEF Professora Deolinda Lage da comunidade Santana, de Conceição da Barra, que derrotou a E.E.E.F.M Córrego Santa Maria, de São Mateus, por 3 a 0. Os gols foram marcados por Max Luan, Lucas e Guilherme. Todos os atletas participantes receberam medalhas e os primeiros e segundos colocados foram premiados com troféus.
A Suzano forneceu uniformes, alimentação e transporte aos participantes. A diretora Kerly Bozzi, da EMEF Orelio Caliman, da comunidade de Água Limpa, em Jaguaré (ES), comemorou a realização do evento. “Os alunos ficaram muito empolgados, já que a nossa escola funciona em tempo integral e essa foi uma oportunidade de eles saírem um pouco do ambiente escolar e interagirem com crianças de outros lugares. A maioria dos nossos alunos são de famílias rurais e de baixa renda, e sonham em ser jogadores de futebol, então eles estão maravilhados”, afirma Kerly.
O torneio foi marcado também pela presença de olheiros de futebol profissional, que compareceram ao evento em busca de novos talentos. Os atletas capixabas foram analisados pelo observador técnico Pedro Arthur, representante do Fluminense Football Club. Já os baianos contaram com o observador do Esporte Clube Bahia, Cinho Souza, que selecionou três atletas para testes: Makalister Santos Ferreira (Escola Maria Quitéria, de Taquari), Kennedy Souza Santos (Escola João Martins Peixoto, de Helvécia) e Robert Carlos Oliveira (Escola São José, de São José de Alcobaça).
“É muito importante ter iniciativas como essa, promovida pela Suzano, que tem o foco no social. É um projeto que deve ser reproduzido por outras grandes empresas da região. Nós estamos vendo crianças muito talentosas, com potencial de entrar nas categorias de base de grandes clubes, crescerem no esporte e transformarem a realidade de suas vidas e de suas famílias. Vamos levar alguns nomes para análise do clube”, enfatiza o observador do Fluminense, Pedro Arthur.
O evento teve como público-alvo os estudantes de escolas rurais localizadas em regiões próximas às áreas florestais da Suzano. O coordenador de Inteligência Patrimonial da empresa no Norte do ES, Arilson Ribeiro de Siqueira, ressalta que o torneio foi um sucesso e a companhia já estuda uma nova edição, ainda maior, para o ano que vem. “A experiência vivenciada pelos atletas e familiares foi além das quatro linhas, uma vez que o evento ofereceu entretenimento, interação e um intercâmbio esportivo e cultural”, afirma.
Já o coordenador de Inteligência Patrimonial da Suzano na Bahia, Rodrigo Pimentel, esclarece que este projeto é mais um aliado no trabalho de aproximação da Suzano com as comunidades vizinhas às operações da empresa. “O torneio integra ao nosso Programa Guardiões da Floresta, que tem o objetivo de levar noções de cidadania e consciência ambiental para as escolas, por meio de atividades lúdicas e de interação com os profissionais da empresa”, ressalta.
Ao todo, o torneio contou com 16 equipes de escolas rurais. Sendo 12 times na Bahia, onde participaram escolas das localidades de São José de Alcobaça, Helvécia, Juerana, Posto da Mata, Argolo, Nova Brasília, Cruzelândia e Taquari e 4 times no ES, sendo representadas as comunidades de Água Limpa, Palmitinho, Santana e Santa Maria.
Guardiões da Floresta
Além do torneio de futebol, a Campanha Guardiões da Floresta percorreu, no mês de junho, escolas rurais em todo o Brasil, levando conscientização ambiental aos alunos no mês do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na Bahia e Espírito Santo, a ação aconteceu nos municípios de Mucuri (BA), Alcobaça (BA), Pedro Canário (ES), Jaguaré (ES) e Conceição da Barra (ES). Nas ações, as crianças participaram de dinâmicas de interação e conversas com os profissionais da Suzano, tendo a oportunidade de conhecer a atuação da empresa na área ambiental e a importância da preservação dos recursos naturais.
Além das ações de conscientização ambiental junto às comunidades, o Guardiões da Floresta também mantém um canal aberto que pode ser acionado gratuitamente pelas pessoas para reportar ocorrências como princípio de incêndios, caça e outras ameaças ambientais. O canal pode ser acionado gratuitamente por telefone ou mensagem de WhatsApp pelo número 0800 203 0000.
Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br