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Jovens capixabas concluem formação OPInE com projetos que transformam comunidades

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Secretaria de Direitos Humanos (Sedh), marcou presença no evento de encerramento da primeira turma da Formação OPInE, realizado neste sábado (03), às 14h, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O projeto, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Direitos Humanos (Sedh) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em colaboração com a Ufes, por meio do projeto de extensão Ambientes Sociais de Inovação (ASI), visa capacitar jovens para transformar seus territórios por meio da inovação e do empreendedorismo. O encerramento ocorreu no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

A Formação OPInE é uma jornada prática e colaborativa, na qual 75 jovens dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) foram conduzidos desde a identificação das potencialidades de seus territórios até a criação e implementação de soluções inovadoras. Durante o curso, eles validaram temas, criaram desafios de inovação, conceberam soluções alternativas, desenvolveram protótipos e planejaram a viabilização de suas ideias. Os projetos resultantes já começaram a impactar positivamente as comunidades locais, demonstrando o potencial transformador do OPInE.

“Ver a juventude capixaba utilizando a inovação para transformar suas comunidades é inspirador. O OPInE mostra que quando oferecemos as ferramentas certas, nossos jovens não só abraçam o desafio, mas superam as expectativas, criando soluções que fazem a diferença”, declarou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

“O evento de encerramento marca não apenas a conclusão desta etapa de aprendizado, mas também o início de uma nova fase: os formandos de hoje serão os replicadores das próximas turmas, multiplicando o conhecimento adquirido e ampliando o alcance do projeto. Este ciclo de aprendizado e replicação é fundamental para garantir a continuidade e expansão do impacto positivo gerado pelo OPInE”, afirma a professora da Ufes e coordenadora do projeto de extensão ASI, Miriam de Magdala.

O projeto destaca-se pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem, nas quais os jovens são protagonistas de seu próprio processo educativo. A combinação de atividades on-line e presenciais, orientadas por professores formadores, proporciona um aprendizado dinâmico e significativo. Além de capacitar tecnicamente os participantes, o OPInE fortalece o desenvolvimento pessoal e reforça a crença de que cada jovem pode transformar o mundo e impactar suas comunidades de maneira significativa.

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