Os projetos logísticos previstos para São Mateus, na microrregião Nordeste capixaba, além dos incentivos fiscais da Sudene e do próprio Governo do Estado são os principais motivos que estão levando o conglomerado chinês RuiYuan Holding Group Co. a anunciar a intenção de investir no Espírito Santo.
O anúncio deverá ser feito durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, quando a companhia pretende aproveitar a presença do presidente da China, Xi Jinping, para fazer o anúncio. Um memorando deve ser assinado por Jinping, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Renato Casagrande.
Os executivos da gigante chinesa encerraram uma visita ao Estado, onde fizeram uma série de reuniões, inclusive com o governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta.
A ideia dos chineses é importar grandes máquinas agrícolas pelo Espírito Santo e, depois, montar uma indústria do segmento visando também alcançar e distribuir para o centro do Brasil, explicou a subsecretária de Desenvolvimento do Estado, Chris Vargas.
PROJETOS
São Mateus está no centro das atenções dos projetos da Petrocity Group, que prevê a construção de um Terminal de Uso Privativo (TUP), em Urussuquara, e liga-lo ao centro do País por meio de uma malha ferroviária com mais de 2 mil quilômetros.
Tanto o porto quanto as ferrovias da Petrocity já têm contrato de autorização assinados com o Governo Federal e estão em processo de licenciamento pelo Ibama.
A Estrada de Ferro Juscelino Kubstschek vai ligar São Mateus a Brasília, passando por Barra de São Francisco, onde uma UTAC – Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas permitirá a conexão com outra ferrovia até Ipatinga, no Vale do Aço Mineiro.
O mesmo processo ligará a EFJK em Unaí (MG) até Mara Rosa (GO), através da Estrada de Ferroo Planalto Central, onde poderá haver a integração com a Ferrovia Norte-Sul. E ainda está autorizada uma outra ferrovia de 50km que ligará a EFPC a Anápolis, em Corumbazinho de Goiás.
Junto com esses projetos, a Petrocity também planeja construir navios para transporte de cabotagem e montar uma grande base de produção de energia na retroárea do porto em São Mateus, além de um Complexo Logístico e Industrial em Urussuquara (Cliu).
A cidade de São Mateus ainda tem a seu favor o fato de ser servida por duas rodovias federais: a BR 101 e a BR 381, que começa na cidade e vai até São Paulo, passando pelo Noroeste capixaba, lesta de Minas, Vale do Aço e descendo a partir de Belo Horizonte, onde ganha o nome de Rodovia Fernão Dias.