― Advertisement ―

spot_img

Suspeito de matar o próprio filho em Jaguaré é preso na Bahia; madrasta está foragida

Um homem de 42 anos, acusado de assassinar o próprio filho, de 15 anos, foi preso na cidade de Camamu, na Bahia, durante uma...

Secretaria de Estado da Saúde investiga se dengue matou criança de 6 anos em cidade do Norte do ES

 

Um menino de apenas 6 anos de idade morreu com suspeita de dengue hemorrágica no dia 19 de janeiro, em Sooretama, no Norte do Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que investiga o caso e aguarda o resultado de exames. O nome da vítima não foi divulgado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sooretama informou que a a mãe do menino buscou atendimento para o filho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Inácio dos Santos no dia 18 de janeiro, uma quinta-feira, com relatos de vômito, náuseas e diarreia. Segundo a pasta, a criança foi atendida pela equipe plantonista, “recebendo todos os procedimentos necessários, inclusive reidratação venosa e também foi solicitado exames complementares para diagnóstico, entre eles, dengue. Ela foi mantida em observação na UPA, houve um quadro de melhora dos sintomas, sendo orientada a respeito dos sintomas e cuidados e liberada”.

Segundo a nota da Prefeitura de Sooretama, a mãe foi orientada a retornar imediatamente caso acontecesse alguma mudança do quadro de saúde do filho, o que foi necessário no dia seguinte, 19 de janeiro. A prefeitura informou que ao ser constatado pela equipe que os sintomas alteraram, a criança foi logo atendida no setor de emergência, sendo de imediato transferida para o atendimento de referência em Linhares, onde veio a óbito, no mesmo dia da transferência.

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares informou que a criança deu entrada na UPA Infantil da cidade por volta das 12h do dia 19 de janeiro “em estado gravíssimo”. O menino chegou em uma ambulância do município de Sooretama. Disse ainda que todo o protocolo necessário de atendimento foi realizado pelos profissionais médicos e de saúde da UPA, inclusive manobras de reanimação. Paralelo a isto, uma vaga na Unidade Pediátrica Avançada (UTI) foi solicitada pelas equipes da UPA na Central de Regulação e aceita em um hospital particular de Linhares.

Conforme a Prefeitura de Linhares,  equipes da UPA também acionaram uma ambulância do Samu com os equipamentos necessários para a remoção de um paciente em estado grave. “Ao ser acomodada na ambulância do Samu, a criança precisou retornar à sala de emergência da UPA Infantil, onde novamente tentativas de reanimação foram realizadas pelas equipes médicas da UPA Infantil e do Samu. Infelizmente, o paciente evoluiu a óbito por volta das 14h”, informou a nota.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que “o óbito está em investigação. A Sesa ressalta que os municípios possuem cerca de 60 dias para finalizar uma investigação de óbito, de forma a verificar exames e demais variáveis de investigação para confirmação ou descarte de outras doenças. Informações de casos notificados e óbitos por dengue são publicados todas as quintas no https://mosquito.saude.es.gov.br/boletins. Até a semana epidemiológica 03 (SE03) não há confirmação de óbitos no Estado”.

spot_img