― Advertisement ―

spot_img

Suspeito de matar o próprio filho em Jaguaré é preso na Bahia; madrasta está foragida

Um homem de 42 anos, acusado de assassinar o próprio filho, de 15 anos, foi preso na cidade de Camamu, na Bahia, durante uma...

Barra de São Francisco já atende agendamentos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida para todo o Espírito Santo no dia (1º). Em fevereiro desse ano, o documento estava sendo emitido em fase de testes.

Em Barra de São Francisco, o atendimento é feito no Setor de Identificação, localizado na Rua Prefeito Manoel Gonçalves, nº 517, Centro (Rua da Casa de Saúde Santa Mônica). Para iniciar o processo, o cidadão deve agendar seu atendimento por meio do site agenda.es.gov.br, e, no dia agendado, comparecer ao local munido dos documentos necessários. (Veja o passo a passo para o agendamento no final da matéria).

As vagas são limitadas a capacidade de atendimento diária.

Documentos Necessários

Os documentos necessários são: certidão de nascimento ou casamento, conforme for o estado civil, e comprovante de residência.

Para crianças até 5 anos, é necessário que os responsáveis levem uma foto 3×4, para o caso de não ser possível a fotografia nos equipamentos de coleta biométrica.

Os cidadãos que solicitarem isenção do pagamento da taxa deverão levar documento de comprovação da situação de isenção. São elas: roubo/furto do documento com apresentação de Boletim de Ocorrência e comprovação de renda de até 3 salários mínimos.

Nos casos de idosos, pessoas com deficiência ou com necessidades especiais (devidamente atestadas por laudo médico), não há necessidade de agendamento prévio. O atendimento é feito diretamente no posto de identificação, por ordem de chegada.

O Documento Único de Arrecadação (DUA) para o pagamento da taxa pode ser emitido no link: https://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/e- dua/procurar-taxas.php

O que muda com a nova identidade?

A principal novidade do novo modelo é a unificação do número em todo o País, sendo agora o número do CPF que valerá. Pelo modelo antigo, cada estado adotava a própria numeração, o que permitia que um mesmo cidadão, legitimamente, emitisse carteiras de identidade com números diferentes em estados distintos. A partir do novo padrão, independente do estado da federação em que o cidadão solicite o documento, ele terá o número do CPF como seu número de RG. Esta mudança reduzirá a possibilidade de fraudes e inconsistências nas informações.

Outra inovação importante é a disponibilidade da versão digital do documento no wallet do gov.br, a partir da impressão do documento físico. O nome social também poderá ser incluído, mediante solicitação do requerente.

Além disso, outras mudanças também serão implementadas. A carteira de identidade passará a conter um código internacional que o torna um documento de identificação em viagem, o código MRZ (Machine Readable Zone) e informações sobre doenças poderão ser incluídas na versão física do documento.

O número de outros documentos também poderá ser incluído, como CTPS, PIS/PASEP e o título de eleitor, mas essas informações estarão disponíveis apenas na versão digital do documento.

A validade da Carteira de Identidade Nacional (CIN) também é uma novidade e obedecerá a seguinte regra:

– zero a 11 anos: validade de 5 anos;

– de 12 a 59 anos: validade de 10 anos;

– a partir de 60 anos: validade indeterminada.

As renovações em decorrência de exigência legal serão sempre gratuitas.

A nova CNI é obrigatória?

Sim. A antiga carteira de identidade não perdeu a validade, mas os documentos nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.

Passo a Passo para efetuar o agendamento.

Para realizar o agendamento, o cidadão precisa criar uma conta no Acesso Cidadão (do Governo do Estado) ou no Gov.br (do Governo Federal), com a conta criada é só entrar no link: https://acessocidadao.es.gov.br/ ; no ícone Agendar ES clicar em acessar; escolher Carteira de Identidade – 1ª via; ou Carteira de Identidade – 2ª via se for o caso. É importante ressaltar que o sistema disponibilizará somente os locais disponíveis no momento. Uma boa estratégia é acessar o site antes das 8h no período da manhã, quando normalmente aparecem mais vagas.

                               PASSO 1

                                PASSO 2

                                PASSO 3

spot_img