spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma e apreende adolescente por tráfico

Neste fim de semana, policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar realizaram duas ações distintas que resultaram na prisão de um homem por porte...

Espírito Santo consegue frear crescimento de homicídios antes de completar o trimestre

O pico de violência verificado neste início de ano está sendo freado pelas forças de segurança do Espírito Santo e março começa com o crescimento de homicídios praticamente zerado.

Neste domingo (01.03), não houve crimes intencionais contra a vida no Estado. Na madrugada desta segunda-feira (2), foram registrados dois: um em Castelo, no bairro Esplanada, no Sul do Estaado, e outro em Nova Brasília, Cariacica.

Considerando os crimes ocorridos até o domingo (01.03), o número de homicídios em 2026 está apenas 0,6% acima do mesmo perído em 2025, ano que fechou com o menor número desse time de crimes da série histórica de 30 anos.

O Programa Estado Presente, implementado a partir de 2011 (com preve interrupção entre 2015 e 2018), conseguiu tirar o Estado de quase 60 homicídios por grupos de 100 mil para pouco menos de 20.

Esse índice de aumento já esteve em dois dígitos em janeiro, mas teve forte atuação da Secretaria de Segurança. Durante o Carnaval, por exemplo, não houve um único homicídio nos locais de grande concentração de pessoas.

“As prisões qualificadas que fizemos certamente ajudaram nessa redução, mas ainda temos grandes desafios que as forças de segurança estão empenhadas no enfrentamento”, comentou o chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Fabrício Dutra.

Serra lidera as estatísticas com 24 homicídios, contra 17 no mesmo período do ano passado. Em seguida, vem Vila Velha com 23, contra 21 nos dois primeiros meses de 2025.

Duas das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) do Programa Estado Presente já saíram do vermelho (negativo) – Sul (redução de 50%) e Noroeste (-14,8%). Três estão no vermelho ainda – a Metropolitana (+6,8%) e Norte (5,7%), além da Serrana (100%), saltando de cinco em 2025 para 10 em 2026, principalmente pelo aumento nos crimes em Ibatiba, que registrou quatro homicídios este ano. Os demais foram em Brejetuba (dois), Ibitirama, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Muniz Freire.

 

Espírito Santo consegue frear crescimento de homicídios antes de completar o trimestre
spot_img
spot_img
spot_img