A Prefeitura de Barra de São Francisco iniciou nesta semana aulas de música voltadas à formação da orquestra do Projeto Lira Francisquense. A iniciativa reúne crianças e jovens em atividades musicais que vão além do aprendizado técnico e buscam estimular inclusão social, convivência e desenvolvimento pessoal.
As aulas começaram na última terça-feira (20) e acontecem às terças, quartas e quintas-feiras. Os ensaios gerais são realizados às sextas-feiras. Atualmente, o projeto atende 45 alunos, distribuídos entre instrumentos de cordas, sopro e canto, em um modelo de aprendizado coletivo.
As atividades são conduzidas pelo maestro Junior Freitas e ocorrem no Cerimonial Nova Barra, localizado na saída para Mantena (MG), próximo ao Um Super Atacado. Além da formação musical, o projeto trabalha aspectos como concentração, disciplina, trabalho em equipe e bem-estar emocional dos participantes.
Segundo o maestro, a música tem um papel transformador na vida dos alunos. “A música contribui para o desenvolvimento humano, ajuda a enfrentar desafios como ansiedade e dificuldade de concentração e minimiza impactos sociais e pessoais. É uma ferramenta de transformação”, destacou.
Criado ainda no primeiro mandato do prefeito Enivaldo dos Anjos, entre 1989 e 1992, o Projeto Lira Francisquense voltou a ser desenvolvido na atual gestão. O prefeito relembrou a origem da iniciativa e reforçou o significado social do projeto para o município.
“A Lira Francisquense nasceu com o propósito de transformar vidas por meio da música. Desde o meu primeiro mandato, sempre acreditei no poder da cultura como instrumento de inclusão, educação e cidadania. Retomar e fortalecer esse projeto é reafirmar um compromisso antigo com o povo de Barra de São Francisco”, afirmou.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Israele Cândido, também ressaltou os reflexos positivos do projeto para a cidade. Segundo ela, a participação dos alunos e o envolvimento das famílias mostram a força da iniciativa.
“Estamos muito felizes com a adesão dos alunos e com o envolvimento das famílias. A Lira Francisquense vai muito além da música, ela promove autoestima, pertencimento e oportunidades. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso da população às atividades culturais e valorizar os talentos locais”, disse a secretária.
Com a evolução dos alunos, estão previstas apresentações abertas ao público, ampliando o contato da população com a música e dando visibilidade aos talentos locais. O projeto segue com vagas abertas para novos interessados em aprender a tocar instrumentos musicais e integrar a orquestra.
As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (27) 99826-2524, com vagas limitadas.
As aulas acontecem nos seguintes horários:
Terça-feira: das 9h às 11h, das 17h às 18h, das 18h às 19h e das 19h às 20h.
Quarta-feira: das 9h às 11h, das 14h às 16h, das 18h às 19h e das 19h às 20h.
Quinta-feira: das 8h30 às 10h30, das 18h às 19h e das 19h às 20h.











