A Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, diante do aumento de casos da Febre do Oropouche no Espírito Santo, está intensificando campanhas de combate e conscientização para proteger você e sua família dessa doença transmitida pelo mosquito maruim.
A Febre do Oropouche é uma doença viral cujos sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, tontura, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos, sendo semelhantes aos da dengue. Diante disso, a Secretaria de Saúde reforça que, ao apresentar qualquer um desses sintomas, o munícipe deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou o laboratório da Vigilância Epidemiológica, localizado na Avenida Minelvina Garcia, próximo à Escola João Bastos, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para a realização do exame entre o 1º e o 5º dia de sintomas. O atendimento médico também é essencial para os devidos cuidados.
A Secretária de Saúde, por meio da equipe da Vigilância Ambiental, iniciou uma campanha promovendo palestras educativas nas escolas da rede municipal. Onde nesta manhã de sexta-feira (14), a equipe esteve na Escola Municipal Vicente Amaro da Silva, localizada no bairro Campo Novo, onde foi realizada uma palestra para os alunos sobre como prevenir e identificar a Febre do Oropouche e outras doenças causadas por arbovírus.
Até o momento, apenas dois casos foram registrados no município. A Secretaria de Saúde reforça que não há motivo para pânico, mas sim para intensificar as medidas de prevenção. Atualmente, não há tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo fundamental a notificação imediata dos casos para acompanhamento epidemiológico e laboratorial.
As palestras já foram realizadas nas Escolas Municipais Vicente Amaro da Silva, Neuza Fernandes e Sebastião Albano. Em breve, estaremos na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Ozéias Rezende, no centro da cidade, e em outras unidades de ensino.
Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco – Juntos contra a Febre do Oropouche!