Após vistoria do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar na tarde desta segunda-feira, 1 de abril, o Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza, localizado no Bairro Campo Novo, foi liberado para jogos oficiais. O estádio receberá mando de campo do Clube Real Noroeste Capixaba Futebol Clube durante a Série D do Campeonato Brasileiro.
A prefeitura acompanhou a vistoria por meio dos secretários de Obras e Urbanismo, Kennedy Braz Teixeira, de Esporte e Lazer, Grasiele Marques de Oliveira, de Saúde, Elcimar de Souza Alves, do subsecretário de Esporte, Marcelo Gregório Alves e do coordenador de esportes, Osmar Possati. A vistoria foi realizada pelo Major Cristiano Malacarne e Sargento Fernando Paulo, do Corpo de Bombeiros Militar e representantes do 11º Batalhão de Polícia Militar, ambos sediados em Barra de São Francisco.
De acordo com o Sargento Fernando Paulo, o estádio poderá receber até 2 mil torcedores. Segundo Fernando, o documento do Alvará ficará pronto no máximo até a manhã desta terça-feira.
O Bombeiro Militar Major Malacarne descreveu como foi o processo para a liberação do alvará que autoriza eventos esportivos no Estádio Municipal. “Nós estivemos aqui em outubro e conversamos, onde foi demonstrado o interesse para que o estádio fosse liberado para eventos esportivos. A partir daí nós começamos a acompanhar e a prefeitura buscou realizar melhorias, atendendo as normas e hoje foi possível, nesta que é a terceira avaliação. Entendo que estão sendo cumprido as normas, vamos promover a liberação do alvará, que normatiza a liberação do estádio para eventos esportivos”, explicou Malacarne.
A Secretária de Esporte e Lazer, Grasiele Marques afirmou que foi positiva a avaliação do Corpo de Bombeiro e que pequenos ajustes também promoverão a liberação do documento da Polícia Militar. “Foi bem positiva. Inclusive, eles elogiaram bastante. Segundo o Major Malacarne, havia mais de 15 anos que ele tinha feito o pedido para algumas modificações e que ele ficou muito feliz em chegar aqui hoje e ver que foi feito. Nós precisaremos fazer apenas o fechamento da arquibancada de visitantes tanto embaixo, quanto em cima, para a segurança dos torcedores e policiais e já ficará liberado também o alvará da Polícia Militar”, afirmou a secretária Grasiele, que garantiu que até o dia 5 de abril, data limite para a apresentação dos alvarás, esta pequena pendência estará resolvida.
Várias melhorias foram e estão sendo realizadas pela prefeitura nos ambientes do estádio. O primeiro evento a ser realizado no Estádio Joaquim Alves de Souza, será o jogo entre Real Noroeste Capixaba Futebol Clube e Associação Atlética Portuguesa, do Rio de Janeiro, pela segunda rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Segundo o presidente do Real Noroeste, o clube realizará seu primeiro treino no Estádio Municipal, ainda nesta semana.