spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

OAB aciona STF contra tributação de lucros e dividendos do Simples Nacional

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal (STF), para impedir que...

Agro fecha setembro com saldo positivo de 25 mil empregos, puxado pelo açúcar e pela cana

O agronegócio brasileiro encerrou setembro com saldo positivo de 25 mil vagas com carteira assinada, resultado de 239.320 admissões e 214.310 desligamentos, segundo o Informativo de Trabalho do Agro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado nesta quarta-feira (12).

De acordo com o levantamento, as pequenas cidades foram responsáveis por mais da metade dos empregos criados no mês; cerca de 13,8 mil vagas, o equivalente a 55% do total. Registraram saldo positivo 2.405 municípios, enquanto 1.984 tiveram redução nas contratações.

O bom desempenho do agro em setembro foi impulsionado, pelo segundo mês consecutivo, pelas contratações na fabricação de açúcar em bruto (+16,1 mil vagas) e pelo cultivo de cana-de-açúcar (+3 mil vagas). As duas atividades responderam por mais de 75% do saldo positivo no mês.

As cidades com maior criação de empregos foram Rio Largo (AL) e Rio Formoso (PE), ambas com cerca de 1,7 mil novas vagas, seguidas por Campo Alegre (AL), com 1,6 mil.

Por outro lado, os setores que mais fecharam postos foram o cultivo de café (-4,9 mil vagas em 457 cidades) e o processamento industrial do fumo (-2,6 mil vagas em 17 cidades). No acumulado do ano, as maiores perdas foram registradas no cultivo de dendê (-3,6 mil) e na produção de sementes certificadas (-1,5 mil).

Apesar das oscilações, o desempenho do agro em setembro foi melhor que o de 2024, quando o setor havia criado 21,6 mil postos, embora inferior ao de 2023, que havia registrado a criação de 31,3 mil vagas.

O estudo reforça o protagonismo dos municípios de pequeno porte na geração de empregos no campo, especialmente nas cadeias produtivas da cana e do açúcar. O informativo completo está disponível na Biblioteca Virtual da CNM.

As informações são da Confederação Nacional de Municípios.

Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo

spot_img
spot_img
spot_img