Em um clima de reencontros, homenagens e celebração das raízes culturais, o tradicional Francisquense Ausente 2025 movimentou Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, em dois dias de muita emoção e confraternização. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, aconteceu na Praça Floro Lima, na sexta-feira (17), e no Clube Rei Pelé, no sábado (18).
O primeiro dia da programação, realizado na Praça Floro Lima, no bairro Vila Landinha, teve como destaque uma feijoada especial e apresentações musicais de Juliano Corrêa e Sidnei Figueiredo, que animaram o público com repertórios variados e cheios de nostalgia. Além da música, o dia foi marcado por momentos de forte emoção, com homenagens e discursos voltados à valorização da cultura e da identidade francisquense.
Recepcionando os convidados estiveram a secretária municipal de Cultura e Turismo e o superintendente municipal de Governo, Elcimar de Souza Alves, ao lado dos vereadores Emerson Lima e Elso Alves. Também participaram personalidades conhecidas da cidade, como o ex-atleta Didu (que atuou pelo Santos Futebol Clube de Barra de São Francisco e pelo Industrial de Linhares), além de Jaime Gonçalves, Coronel Luiz Carlos, Cláudio Resende, Ary Tebas, Odnir Batista, Gedir Scardine, Hides Moura, Samuel Florêncio, Saide Moura e Jane Eiry Vargas, entre outros.
Já no sábado (18), a festa continuou no Clube Rei Pelé com um animado churrasco e shows dos cantores Branco Andrade e André Moura. O espaço ficou completamente lotado por moradores e visitantes, em mais um dia de celebração das origens e dos laços afetivos que ligam francisquenses espalhados por todo o Brasil.
Entre os presentes, estiveram o prefeito Enivaldo dos Anjos, os vereadores Rubens Delazari, Emerson Lima e Elso Alves, além de autoridades como a presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargadora Janete Vargas Simões, e o deputado estadual Mazinho dos Anjos.
Um dos pontos altos do evento foi a entrega de homenagens especiais ao Dr. Eraldo Gomes Azereado, ao Dr. Ezequiel Rochi e à própria Desembargadora Janete Vargas Simões, em reconhecimento às suas trajetórias e à contribuição de cada um para o desenvolvimento da cidade.
Com o objetivo de reunir filhos da terra que hoje vivem longe, o Francisquense Ausente reforça o sentimento de orgulho e pertencimento à Barra de São Francisco. Em meio a músicas, abraços e memórias compartilhadas, a edição 2025 reafirmou seu lugar de destaque no calendário cultural do município.











