
A Prefeitura de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, promoveu na última semana três grandes mutirões de saúde que reuniram consultas presenciais, telemedicina, exames e vacinação no Pavilhão Municipal Pedro Talles Cruz Paes. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) teve como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços médicos e reduzir as filas de espera na rede pública.
De acordo com a Semus, ao todo foram realizados 865 atendimentos, entre consultas presenciais de oftalmologia e consultas em outras especialidades por meio da telemedicina.
O mutirão de oftalmologia ocorreu entre os dias 18 e 23 de agosto, contabilizando 720 atendimentos, entre consultas, exames, encaminhamentos para cirurgias e medições de óculos. Pacientes de Água Doce do Norte, Ecoporanga, Vila Pavão e Barra de São Francisco participaram da ação, que consolidou o município como o mais novo polo de oftalmologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na região.
Essa já foi a terceira edição do mutirão de oftalmologia desde 2024. O primeiro ocorreu em março do ano passado, com cerca de 800 atendimentos, e o segundo em abril, com aproximadamente 700 pacientes.
Telemedicina
Na sexta-feira (22) e no sábado (23), a população também teve acesso a atendimentos especializados por teleconsulta. Foram 145 consultas em quatro áreas médicas: otorrinolaringologia pediátrica (11 atendimentos) e adulta (33), ortopedia (17), cardiologia (73) e dermatologia (11). Além disso, foram oferecidas triagens e exames gratuitos.
De fevereiro a agosto deste ano, a Prefeitura já contabilizou 1.071 consultas por telemedicina, modalidade que, segundo a gestão, será mantida e ampliada para atender áreas com maior demanda.
O mutirão também incluiu ações de prevenção e promoção da saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, verificação da frequência cardíaca e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Vacinação e serviços complementares

No sábado (23), houve ainda um mutirão de vacinação com foco na atualização da caderneta vacinal em todas as faixas etárias. As vacinas aplicadas seguem disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (ESF) dos bairros Irmãos Fernandes, Vila Vicente, Bambé/Campo Novo e no próprio Pavilhão Municipal, sempre das 8h às 16h.
Para o secretário municipal de Saúde, Elcimar Alves, os mutirões representam uma forma de aproximar os serviços da população e dar mais agilidade ao atendimento.
“Essas ações reforçam nosso compromisso de levar mais qualidade e agilidade no cuidado à população”, afirmou. (Da Redação com Secom/PMBSF)

Divulgaçao PMBSF










