Imagine o cheiro de uma meia esquecida dentro do tênis depois de uma corrida, misturado a esgoto, ovo podre, peixe estragado e até fezes! Difícil acreditar que essa mistura de aromas – descrita por moradores – venha de uma árvore cheia de flores e frutos, bonita aos olhos, mas nada agradável ao olfato. A reportagem é de Viviane Machado e Gustavo Ribeiro do g1 ES e TV Gazeta.
No meio de uma praça de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, cercada por bancos e pombos, lá está ela: alta, imponente e florida. É a Sterculia foetida, também conhecida como chichá-fedorento, oliva-de-java e castanha-da-Índia. (veja mais fotos abaixo)
A árvore é natural da Índia e Malásia, na Ásia, mas foi introduzida no espaço urbano brasileiro pela sua beleza e crescimento rápido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/X/v/XWSlUeSVANTvxLXPBDLA/arvore-fedorenta-23.mov-snapshot-00.03.389.jpg)
Segundo especialista, odor forte do chichá fedorento vem da flor — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
“É uma árvore de origem asiática, ela foi introduzida no Brasil com fins ornamentais pelas suas características. Ela tem um desenvolvimento rápido, bem como uma altura considerável e um sombreamento muito grande”, explicou o engenheiro ambiental, Reinaldo Soares.
Mas, por que uma árvore tão imponente e florida libera um cheiro tão forte e desagradável, a ponto de espantar os moradores que passam pela praça da cidade?
Segundo o especialista, o odor que remete a fezes é liberado somente no inverno, durante um mês, no período de polinização da árvore. Isso acontece porque os polinizadores dessa planta são moscas e não abelhas. “Depois que são formados os frutos, já não tem mais esse cheiro”, completou.
Ou seja, o cheiro forte das flores é o responsável por atrair esses insetos, que ajudam na polinização.
Apesar do cheiro forte, o engenheiro esclarece que ele é causado somente pelas flores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/L/t/M4N6ZXQKi24In0nWD0rg/thumb-fotos-6-.jpg)
Chichá-fedorento: árvore fedorenta com cheiro descrito como esgoto, ovo podre e fezes espanta moradores de cidade no Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
‘Pensam que é o banheiro’
Quem passa pela primeira vez perto da praça pensa que o mau cheiro vem de um bueiro próximo. O funcionário público Celídio Barbosa convive com a árvore há sete anos, tempo em que é responsável pela limpeza do espaço público.
Ele contou que não é raro ver gente procurando a origem do odor, sem entender que, na verdade, o cheiro forte vem daquela árvore. “O pessoal fala assim: ‘o bairro está podre’. Acham que é o banheiro, mas, na verdade, é a árvore”, contou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/x/a/vBU1GcRTesvQB8fKCTAg/arvore-fedorenta-61.mov-snapshot-00.06.362.jpg)
Árvore chichá fedorento chega a 20 metros de altura e tem crescimento rápido — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Para quem mora ou trabalha nas proximidades, o jeito é se acostumar — ou atravessar a praça mais rápido nesta época do ano em que floresce e exala o cheiro nada agradável.
Apesar disso, o período de “perfume” dura pouco mais de um mês e, quando as flores caem, a chichá volta a ser apenas mais uma árvore alta e cheia de sombra.
Veja fotos da chichá-fedorento, árvore fedorenta com cheiro descrito como fezes e que espanta moradores de cidade no ES
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/c/F/tKfcx5RZuxNEddB4J3BA/arvore-fedorenta-12.mov-snapshot-00.04.705.jpg)
Celídio Barbosa limpa a praça há sete anos e brinca que muitos pensam que cheiro forte vem do banheiro — Foto: Reprodução/ TV Gazeta










