Uma pessoa saiu ferida a bala e outra foi presa ao final de uma reunião-comício da candidatura à reeleição do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB) na noite deste sábado (28), no bairro Colina, em Barra de São Francisco.
O homem preso, identificado pelo dois primeiros nomes como Carlos Magno, teria saído há poucos dias da prisão e conduzia a moto que leva de carona um indivíduo que atirou em direção às pessoas aglomeradas.
A vítima do disparo é um morador da comunidade e estava participando da reunião política como assistente. Ele está sob cuidados médicos no Hospital Dr Alceu Melgaço Filho, que é guarnecido por forças de segurança.
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valmer Simões, que é policial militar da reserva, durante o dia houve tensão na cidade com ameaças chegando por mensagens de Whatsapp. Quando a equipe de campanha da coligação liderada pelo PSB em caminhada durante o dia para o bairro, que tem forte movimento do tráfico de drogas, algumas pessoas ficaram com medo e não subiram por causa de ameaças que chegavam.
Mesmo assim, foi mantida a reunião, com maior atenção à segurança do prefeito, segundo Valmer. Por volta das 21h30, quando a reunião estava encerrada, mas as pessoas ainda se aglomeravam, uma moto subiu o morro e o indivíduo que viajava de carona disparou em direção ao gupo. Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi baleado.
“Nossa equipe da segurança derrubou a moto e segurou o condutor, mas o atirdor fugiu. Veio um grupo em nossa direção dizendo que o morro era deles e querendo a moto, mas reagimos, eu disse que o morro não tinha dono e eles se afastaram. A moto foi apreendida e levada para o plantão da 14ª Delegacia Regional juntamente com o detido, enquanto o ferido era socorrido para o hospital”, disse Valmer.
O vereador Emerson Lima passou para a polícia cópia da mensagem que recebeu durante o dia pelo celular com ameaças. Dias atrás, devido a ameaças, policiais da Delegacia Especializada Anti-Sequestros, de Vitória, estiveram em Barra de São Francisco investigando possíveis conexões de uma organização criminosa com o clima de insegurança que se abateu sobre a campanha eleitoral.
De acordo com pessoas que estavam ao lado do prefeito durante a reunião, enquanto ele discursava elementos vestindo casacos e com capuz na cabeça rondavam a reunião como se observassem oportunidades de agir ou querendo intimidar.
Investigadores de plantão na 14ª Delegacia Regional da Polícia Civil informaram que a ocorrência está em andamento e não divulgaram maiores detalhes. A Polícia está juntando as provas para investigar o atentado. Além da moto usada no atentado, foram apreendidos dois aparelhos celulares, que serão periciados.
O secretário Valmer Simões disse que reforçou a segurança em torno do prefeito Enivaldo dos Anjos, candidato à reeleição, já pediu reforço policial para a cidade para a última semana da campanha.