spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Educação: PNE 2024-2034 avança no Congresso com previsão de R$ 280 bilhões para estados e municípios

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o parecer final do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 na última quarta-feira (10)....

Sinfônica do Espírito Santo divide palco com grupo Caxambu Santa Cruz no próximo dia 23

A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) mantém viva sua tradição de dividir o palco com as mais diversas práticas culturais e estilos musicais do nosso Estado. No próximo dia 23 de agosto, às 17h30, a Oses realiza uma apresentação junto com o Grupo Caxambu Santa Cruz, de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O concerto integra parte da programação do Encontro do Patrimônio Vivo Capixaba, uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Raízes.

 A apresentação, sob regência do maestro Helder Trefzger, é gratuita e acontecerá na Praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta. Além da apresentação da Oses, em conjunto com o Grupo Caxambu Santa Cruz, o encontro vai reunir várias práticas culturais do Espírito Santo, em um momento único de troca de saberes, experiências e valorização da identidade capixaba. Será uma verdadeira celebração da diversidade cultural, fortalecendo tradições, fomentando diálogos e aproximando comunidades.

 Sobre o grupo

 O Caxambu Santa Cruz é um grupo que foi criado por volta de 1850, quando negras e negros escravizados, liderados por Adão, fugiram da Fazenda Boa Esperança e, no meio da mata, formaram o Quilombo Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. Desde aquela época, a família Adão mantém viva essa tradição, que foi sendo passada de pai e mãe para filhos e filhas. Quando “raiou a liberdade”, em 13 de maio de 1888, os quilombolas reuniram-se em volta de uma grande fogueira, cantaram e dançaram até o sol nascer. Essa foi a primeira realização da festa Raiar da Liberdade, que acontece até a atualidade e que, em 2024, foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Espírito Santo.

 Reconhecimento

 O caxambu é uma manifestação de resistência negra à escravidão, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil, em 2005. Seus versos e sons falam do cotidiano, louvam os santos de devoção, resolvem pendengas entre os brincantes e festejam a liberdade, alcançada com muito sangue daqueles que resistiram à escravidão e ainda continuam a resistir nos dias atuais.

 A realização é da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

 Serviço:

Série Concertos Especiais: Caxambu de Santa Cruz
Data: 23 de agosto (sábado)
Hora:  17h30
Local: Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro de Vitória
Entrada franca

Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo

Caxambu Santa Cruz, grupo convidado

Paulo Raposo, arranjador

 

spot_img
spot_img
spot_img