Nesta quarta-feira (24), tem início o 1º Simpósio do Núcleo de Ensino de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O evento vai discutir e propor soluções de acessibilidade à educação musical.
Serão apresentadas conferências e mesas-redondas com profissionais da faculdade e pesquisadores de outras instituições, que vão discorrer sobre os desafios de tornar a educação musical um ambiente diverso, incluindo estudantes indígenas, afro-brasileiros, mulheres, LGBTQIAP+, pessoas em situação de risco social e de refúgio, entre outras.
O Naep foi criado em 2022, visando a desenvolver ações para adaptar o ensino e a aprendizagem da música a pessoas com necessidades educacionais específicas. “O núcleo atende demandas socio educacionais de estudantes com deficiências físicas e intelectuais, entendidas como diferenças e diversidade. Mas o trabalho também se estende a outros grupos que fazem do ambiente acadêmico um espaço diverso”, afirma o vice-coordenador do Naep, Edimilson Rodrigues de Souza.
Convidados
Além de diversos professores pesquisadores da Fames, o simpósio vai contar com a presença do gerente de Pesquisas, Estudos e Avaliações na Subsecretaria de Política sobre Drogas da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Getulio Sergio Souza Pinto; do professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinícius Pereira; da professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Mônica Vermes; e do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rafael da Silva Noleto.
Durante os três dias do simpósio, o professor dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), Thiago Barcelos, vai ministrar a oficina “Regência e preparação com vozes infantojuvenis”.
Atrações Musicais
O evento também terá um momento cultural, com apresentações musicais dos grupos Pentágono Vix Band, BoneVix e Los Panas, todos formados por estudantes e professores da Fames. Os estudantes do Diretório Acadêmico da faculdade também prepararam uma programação de saraus musicais durante os três dias.
O 1º Simpósio do Núcleo de Ensino de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) da Fames é aberto ao público e acontece de 24 a 26 de abril, no auditório da faculdade. As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário de inscrição on-line e a programação está disponível no site da Fames.
Serviço:
1º Simpósio do Núcleo de Ensino de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
Data: De 24 a 26 de abril.
Aberto ao público.