― Advertisement ―

spot_img

CUT e UGT aprovam medidas do ajuste fiscal do governo federal

O anúncio do corte de gastos obrigatórios feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (28), recebeu elogios da Central Única dos...

Silagem e genética de qualidade transformam a pecuária leiteira capixaba

O apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), tem sido fundamental para o desenvolvimento da pecuária leiteira no Estado. A doação de ensacadoras de silagem e de sêmen bovino de alta qualidade tem impulsionado a produção e a qualidade do leite capixaba, como evidenciado nos recentes eventos da Nater Coop, o 4° Torneio de Silagem e o Concurso do Clube da Bezerra, realizados nesta quarta-feira (27).

Os participantes do evento foram contemplados por ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite do Espírito Santo, que visa estimular a produção de silagem de alta qualidade para a alimentação de bovinos leiteiros na região noroeste e norte do Estado, além da melhoria genética do rebanho leiteiro capixaba. O evento também destacou a sucessão familiar e a melhoria genética.

As ensacadoras de silagem, doadas pelo Governo, possibilitaram a produção de alimentos de alta qualidade para o gado, o que se refletiu diretamente nos resultados do evento. Os animais premiados foram alimentados com a silagem, demonstrando a eficácia das máquinas e a importância da nutrição para o desempenho animal.

A alimentação animal, aliada à genética, ao manejo adequado do rebanho e ao trabalho de assistência técnica realizado pela Secretaria da Agricultura, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), são ações que visam aumentar a produção de leite, reduzir custos e melhorar a renda dos produtores.

A genética de qualidade, por sua vez, proporcionou um salto significativo na produtividade dos rebanhos. O sêmen bovino doado pelo governo permitiu que os produtores melhorassem a genética de seus animais, resultando em vacas com maior potencial leiteiro.

“O evento de hoje demonstra claramente como o investimento do governo em equipamentos e genética de qualidade está transformando a realidade da pecuária leiteira capixaba. As ensacadoras de silagem, o sêmen de alta qualidade e o trabalho de assistência técnica fornecidos pelo Estado estão equipando os produtores com ferramentas essenciais para aumentar a produtividade e a rentabilidade de suas propriedades”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O presidente da Nater Coop, Denilson Potratz, destacou o desafio da baixa produção de leite no Espírito Santo, que resulta em grande capacidade de armazenamento ociosa. “O Governo do Estado tem sido um parceiro fundamental para superarmos essa questão. Com este torneio de silagem, estamos incentivando os produtores a otimizarem a alimentação de seus animais, garantindo uma produção de leite mais constante e de maior qualidade”, afirmou Potratz.
“A silagem é fundamental para garantir a produção de leite durante todo o ano, especialmente em períodos de seca”, afirmou Filipe Barbosa Martins, coordenador de Produção Animal da Seag. “Essa iniciativa é crucial para que os produtores da região mantenham a sua atividade de forma sustentável.”

Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite do Espírito Santo

Só neste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), concluiu a entrega de 40 ensacadoras de silagem para os pecuaristas capixabas. O investimento total de R$ 280 mil visa fortalecer a produção de leite no Espírito Santo, garantindo maior qualidade e quantidade de alimento para o gado.

O objetivo da iniciativa é elevar a qualidade da produção de leite no estado, atendendo à demanda interna dos consumidores e fortalecendo a cadeia produtiva. As ensacadoras de silagem permitem aos produtores armazenar forragem de forma eficiente, garantindo alimento de qualidade para o gado durante todo o ano.

Em recentes ações desde 2023, que visam melhorar a genética do rebanho bovino e fortalecer a produção de leite, já foram doadas 5.000 doses de sêmen para pecuaristas capixabas.

spot_img