Com a visão de proporcionar a melhor experiência financeira aos cooperados, o Sicoob anuncia a expansão de sua atuação física até o final de 2024. A instituição prevê a abertura de 89 novos pontos de atendimento, representando um crescimento de 3% em relação a 2023, com maior foco nas regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, o objetivo principal é ampliar ainda mais a capilaridade da instituição, atendendo à crescente demanda dos brasileiros por um atendimento mais digno e sem distância, além de reforçar o vínculo territorial. “Prezamos pelo atendimento próximo e acolhedor, combinando nossos múltiplos canais digitais de ponta com a presença física, criando uma experiência completa. Além dos mais de 4,6 mil pontos de atendimento por todo o Brasil – que pretendemos expandir com ênfase para áreas e regiões desassistidas ou subassistidas, como o Nordeste e o Norte -, contamos com um dos aplicativos digitais mais bem avaliados nas lojas virtuais, reforçando nossa dedicação em proporcionar a melhor experiência financeira para nossos cooperados”, comenta o dirigente.
A inclusão financeira, um dos compromissos fundamentais do Sicoob, é uma providência essencial para o desenvolvimento econômico e social. Desde o início do ano, foram inauguradas 62 unidades de atendimento físico em 17 unidades federativas. Em 401 municípios, no conceito de agência, o Sicoob é a única instituição financeira presente, reafirmando seu compromisso com o acesso amplo e facilitado.
Meinen explica que o cooperativismo financeiro é um movimento essencialmente de lugar e proximidade, que preza pelo atendimento não padrão do mercado, baseado no contato remoto. “Um dos grandes diferenciais do Sicoob é sua ampla abrangência territorial, que cobre todas as regiões do Brasil. Por estar fisicamente na praça, o Sicoob tem condições de desempenhar um papel fundamental na inclusão financeira e no suporte e fomento às atividades econômicas, além de eleger, junto com as lideranças comunitárias, as prioridades para o investimento social. Em muitas dessas localidades, a instituição representa o espaço mais próximo e acessível a diversos serviços financeiros e lidera os esforços de mobilização de recursos em favor da coletividade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável”, afirma.
Com mais de 4,6 mil unidades de atendimento, o Sicoob ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de pontos físicos no Brasil. “Nas cooperativas, as pessoas não são apenas clientes, mas os donos do negócio, o que significa que podem participar ativamente das tomadas de decisões e, ao lado de suas comunidades, serem os únicos destinatários dos resultados financeiros, o que se traduz em exemplo genuíno do que se define como economia compartilhada. Estamos convictos de que indivíduos e empreendedores estão cada vez mais conscientes desse modelo de autogestão financeira e social assentado em propósito, e por isso têm aderido massivamente ao cooperativismo financeiro”, finaliza Meinen.