Agosto foi um mês crítico em relação a temperatura. Predominaram temperaturas mais elevadas e umidade no ar menor que o normal para o inverno. O mês de setembro parece que seguirá da mesma forma.
Nas ruas de Barra de São Francisco é impossível não ouvir as reclamações do calor de 34º desta primeira segunda-feira do mês de setembro. Acontece que esse não parece ser um dia atípico, segundo o Climatempo, nos próximos 15 dias, a temperatura deve chegar a máximas de 36 °C em Barra de São Francisco.
O que é uma onda de calor?
A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
- No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
- Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.
A Climatempo explica ondas de calor são comuns nesta época do ano, especialmente em setembro. Isso ocorre porque, durante esse período, o país está na transição do inverno para a primavera, quando a insolação aumenta, e a radiação solar se intensifica.