A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realizou, nesta terça-feira (05), o assessoramento técnico focado na Gestão Financeira e Orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A ação aconteceu no auditório do Tribunal de Contas, em Vitória.
O evento, que teve como público-alvo gestores, técnicos e contadores dos fundos municipais e estaduais assistenciais, além de conselheiros da Assistência Social, teve como objetivo fortalecer a formação permanente dos trabalhadores do Suas no Espírito Santo, por meio da interação entre as equipes técnicas, aprimorando a qualidade do trabalho prestado aos usuários, bem como aprimorar as políticas de proteção social e a operacionalização dos serviços, programas, projetos e benefícios.
“O objetivo desta formação é aperfeiçoar a capacidade de executar as políticas de proteção social e de gerir os serviços oferecidos pelo Estado na área da assistência social”, disse a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo.
O evento, que teve a presença do diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social (MDS), José Arimatéia de Oliveira, também contou com a participação de outros representantes do Governo Federal que ministraram palestras sobre a temática, como Fábio dos Santos Gusmão Lobo, coordenador-Geral de Prestação de Contas; Pablo Wanzeller Pinheiro, coordenador-Geral de Gestão de Transferências Voluntárias; Brunno de Assis Rodrigues da Trindade, chefe de Divisão da Coordenação-Geral de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil. (Texto produzido com a colaboração de Eduarda dos Santos).