A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR), participou, durante a última semana, de programação alusiva ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, comemorado no dia 24 de maio.
Foram realizadas caminhadas nas comunidades ciganas localizadas em Cariacica, Fundão e Colatina. Em Colatina, a caravana composta por representantes da SEDH e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) visitou a Escola Municipal Columbia, onde estudam várias crianças da etnia cigana e é desenvolvido um trabalho de pesquisa e valorização das culturas existentes no bairro.
Também em Colatina, a equipe participou do encontro de famílias moradoras no bairro Airton Sena. Em São Mateus, a equipe da Secretaria de Direitos Humanos participou do 2º Encontro Cultural dos Povos Ciganos. Na ocasião, os representantes do município e do Governo do Estado apresentaram as ações executadas pela população local.
No Espírito Santo, a população cigana está concentrada nos municípios de Serra, Fundão, Praia Grande, São Mateus, Colatina, Guarapari e João Neiva. O Governo do Estado, por meio da SEDH, mantém o diálogo com essa população, que está representada no Conselho Estadual.
Na oportunidade, a SEDH também anunciou a realização do projeto ABC no próximo ano, com os povos ciganos, assim como já foi feito nos quilombos e está em andamento com os povos originários.