― Advertisement ―

spot_img

Carro bate em veículo estacionado e capota em Montanha

  Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um carro bate de frente com outro veículo que estava estacionado, na rua José...

Secult prorroga prazo de inscrição no edital de chamamento público visando à parceria com OSC na gestão do Parque Cultural Casa do Governador

Organizações interessadas em ser parceiras da Secretaria da Cultura (Secult) na gestão administrativa do Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, agora têm um prazo maior para apresentar suas propostas criativas voltadas à promoção de arte e cultura. Isso porque as inscrições para o edital de chamamento público foram prorrogadas e seguem abertas até as 18h do dia 12 de março, na plataforma Mapa Cultural ES.

O edital destina-se a organizações da sociedade civil (OSCs), com finalidade educativa e cultural, atuantes em todo o território nacional e que tenham qualificação comprovada nessas áreas – sobretudo com foco em museologia, artes visuais e inovação. Para se inscrever, é necessário também que a entidade esteja previamente cadastrada no Mapa Cultural ES.

O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Secult. Ao todo, serão investidos R$ 4.734.608,37, provenientes do orçamento da Secult, com repasse dos recursos por meio de Termo de Colaboração entre as duas instituições, visando à execução de um programa de formação e capacitação, assim como de difusão técnica e criativa, com realização de cursos, oficinas, encontros, performances, ações educativas, convivências, entre outras atividades.

O parque

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.

Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

A partir da gestão em parceria com a OSC, o parque funcionará aberto ao público de terça-feira a domingo, sempre das 8h às 17h. O projeto do parque inclui a articulação de espaços para capacitação, apresentações, reuniões, oficinas, atividades ao ar livre, convivência e que estimulem o compartilhamento e a interação com a natureza. Há também previsão de criação de uma recepção, uma área administrativa, um miniauditório multifuncional, uma concha acústica e dois mirantes, projetos em execução pelo Governo do Estado.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha, esse modelo de gestão vai proporcionar mais dinamismo e ampliar o potencial de ações diversas realizadas no parque. Além disso, acrescenta, agregar a experiência da OSC selecionada possibilitará ao espaço novos projetos e abordagens inovadoras, visando continuamente à promoção da diversidade e o acesso à cultura, envolvendo a população e incentivando a integração do parque na vida cultural de Vila Velha e do Espírito Santo.

A execução dessas etapas de infraestrutura poderá ser realizada pela Administração Pública ou por meio de parcerias e patrocínios, com captação de recursos provenientes da iniciativa privada, visando à implementação dos projetos técnicos, sempre em conformidade com as diretrizes do Comitê de Governança do Parque Cultural Casa do Governador.

Serviço:
Edital de Chamamento Público para Seleção de OSC – Parque Cultural Casa do Governador
Inscrições até 12 de março de 2024 pelo Mapa Cultural ES
Edital e anexos disponíveis neste link