A Secretaria da Saúde (Sesa) celebra o sucesso do Programa Estadual de Atenção Domiciliar, implementado em agosto de 2022. Com o objetivo de promover o cuidado necessário e facilitar a desospitalização de usuários, o programa atingiu a marca de mil beneficiados, tendo como área de atuação os municípios de Vitória, Serra e Viana, de gestão estadual. Além disso, Cariacica, Vila Velha e São Mateus, têm equipes habilitadas pelo Ministério da Saúde, sob gestão municipal.
A atenção domiciliar é destinada a pessoas que necessitam de cuidados de saúde e que se encontram em situação de restrição ao leito ou lar, ou em condição clínica ou de vulnerabilidade, seja temporária ou permanente. Essa modalidade de atendimento trabalha os pilares do tratamento, paliação, reabilitação e prevenção de agravos.
Desde a sua implementação, a Sesa criou seis equipes em 2022: uma em Viana, duas em Vitória, duas na Serra e uma equipe pediátrica. Essas equipes, coordenadas pela Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (AEBES) em parceria com a Sesa, atuam todos os dias da semana, em turnos de 12 horas diárias, incluindo finais de semana e feriados, garantindo a continuidade da atenção à saúde a pacientes.
As principais condições atendidas pelo programa são comorbidades, lesões com necessidades de curativos, uso de antibióticos, pacientes com uso de dispositivos, reabilitação física, mas há uma ampla possibilidade de situações para os pacientes que se enquadram no perfil de atendimento.
As ações do programa são resultado de uma série de pactuações realizadas pela equipe da Sesa com a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica, hospitais, UPAs, PAs e municípios envolvidos, Unidades de Saúde, além das subsecretarias de Estado de Contratualização e Regulação.
O subsecretário de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, destacou a importância do programa: “Os benefícios do Programa Estadual de Atenção Domiciliar vão além dos números. Eles impactam profundamente a vida dos usuários, que podem continuar seus tratamentos no conforto de suas casas, próximos de suas famílias”.
Os principais objetivos do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) são:
– Humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários
– Redução da demanda por atendimento hospitalar.
– Redução do período de permanência de usuários internados.
– Desinstitucionalização e otimização dos recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção à Saúde.