― Advertisement ―

spot_img

Operação Visibilidade em Água Doce do Norte aumenta segurança e resultou na apreensão de arma

  Na noite do último dia (06), o município de Água Doce do Norte/ES foi cenário da Operação Visibilidade, uma iniciativa da Polícia Militar destinada...

Rodrigo Chamoun passa a ser o relator da PCA de 2023 do governador Renato Casagrande

 

Na sessão plenária desta terça-feira (23), os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aprovaram a mudança de relator da Prestação de Contas Anual (PCA) do governador do Estado, Renato Casagrande, em relação ao exercício de 2023, para o conselheiro Rodrigo Chamoun.

A mudança foi necessária devido à posse do conselheiro Domingos Taufner, anteriormente indicado como relator da PCA, como presidente da Corte de Contas.

Neste ano de 2024, o TCE-ES emite o parecer prévio relativo às contas de 2023, com base na análise da área técnica do Tribunal.

PCA 2024

Na mesma sessão, foi definida a relatoria da PCA do governador referente ao exercício de 2024, a qual ficará sob a responsabilidade do conselheiro Rodrigo Coelho.

Conforme o Regimento Interno do TCE-ES, o relator da PCA do governador sempre é indicado na primeira sessão ordinária do plenário do exercício correspondente. A norma estabelece ainda que a indicação deve ser realizada observando os critérios de rodízio e antiguidade do cargo de conselheiro, uma vez que os processos vinculados à referida prestação de contas não estão sujeitos à distribuição automática.

O relator da PCA é responsável por elaborar um parecer prévio que sugere a aprovação ou rejeição das contas do governador, em cada exercício (ano). Esse parecer é votado pelos conselheiros do TCE-ES, em sessão plenária. Na sequência, é encaminhado à Assembleia Legislativa, para que os deputados estaduais, então, no exercício do mandato conferido pelo voto popular, julguem as contas.

 

Rodrigo Chamoun passa a ser o relator da PCA de 2023 do governador Renato Casagrande