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Réveillon: EDP reforça cuidados com a rede elétrica

 

Queima de fogos, festas ao ar livre e muita animação são marcas registradas do Réveillon. No entanto, as celebrações exigem atenção redobrada, especialmente no que diz respeito à segurança com a rede elétrica. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, reforça os cuidados para evitar acidentes que possam transformar a festa em uma preocupação.

Durante a festa, os cuidados devem ser dobrados ao soltar fogos de artifício, que devem ser manuseados cautelosamente, longe das pessoas e da rede elétrica, para que não haja acidentes. Além do risco à vida, essa prática pode provocar a interrupção no fornecimento de energia, inclusive de serviços essenciais.

É importante lembrar que objetos metálicos, como as serpentinas e balões, em contato com a rede elétrica podem causar curto-circuito, falta de energia e até mesmo romper fios e cabos. Os postes não devem ser utilizados para fixação de enfeites ou decorações.

A EDP reforça ainda que não são permitidas ligações clandestinas. “Além de ser crime, as ligações clandestinas aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica. Caso seja necessário, os responsáveis pelos eventos devem procurar a distribuidora com a documentação adequada e pedir ligações provisórias, que serão realizadas por técnicos da concessionária”, explica o gestor da EDP, Filipe Lima.

Confira algumas dicas para aproveitar o Réveillon de forma segura:

– Não utilize os postes da EDP para fixar ornamentações.

– Observe a existência da rede elétrica e tome cuidado para não toca-la.

– Não faça ligação clandestina, pois é crime e aumenta o risco de acidentes com a rede.

– Nunca lance artefatos (serpentinas, balões, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

– Para evitar riscos de choques ou acidentes, não ligue aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas. E nunca manuseie equipamentos eletrônicos com o corpo molhado e sem usar calçados.

– Jamais se aproxime de fios partidos ou caídos no solo.

Plano de atendimento especial

A EDP realiza um plano especial de atendimento que reúne ações de manutenção preventiva, plantões técnicos e melhorias na rede para assegurar o fornecimento de energia nos dias de festa.

Entre as medidas adotadas está a de posicionar estrategicamente equipes técnicas, que trabalharão em escalas especiais. A empresa contará ainda com o reforço de profissionais de plantão, entre técnicos, engenheiros e eletricistas, além de viaturas.

Para mais informações, solicitações, denúncia de possíveis riscos com a rede elétrica ou comunicar a interrupção de fornecimento, a EDP disponibiliza seus canais de comunicação, que são gratuitos e 24 horas:

  • Site: www.edp.com.br
  • Aplicativo: EDP Online
  • WhatsApp: (27) 99772-2549
  • Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0707

Sobre a EDP no Brasil

O Grupo EDP atua em quatro hubs estratégicos – Europa, Latam, North America e APAC – e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do Grupo. A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde. A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual permaneceu por 17 anos.

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