― Advertisement ―

spot_img

Mutirão de Atendimentos Públicos realiza promoção de cidadania na Escola João Bastos ...

A Prefeitura realizou no último sábado (25) um grande mutirão de atendimentos públicos, envolvendo várias secretarias na Escola Municipal João Bastos, localizada no Bairro...

Rede Municipal de Educação de Barra de São Francisco comemora os resultados do IDEB/ES

A qualidade da educação não é apenas um reflexo do desempenho individual dos estudantes, mas também do compromisso coletivo do município, juntamente com a escola e a comunidade escolar em proporcionar um ambiente propício para o aprendizado e crescimento. O município de Barra de São Francisco ocupa um espaço de grande representatividade dentro da Superintendência Regional de Educação (SRE -Barra de São Francisco-ES), somos o município com maior número de escolas na regional, temos 33 escolas distribuídas entre, escolas em  Tempo Integral, escolas do campo, CEMeis, maternal com pré-escola, escolas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, o tamanho da nossa rede educacional nos traz grandes desafios, sabemos que as escolas desempenham um papel fundamental na busca por resultados educacionais significativos. sabemos que a qualidade da educação não é apenas um reflexo do desempenho individual dos estudantes, mas também do compromisso coletivo do município, juntamente com a escola e a comunidade escolar em proporcionar um ambiente propício para o aprendizado e crescimento.

É nesse contexto, que a Secretaria Municipal de Educação vem promovendo reuniões com diretores e pedagogos das escolas com o objetivo de analisar o resultado do IDEBes 2023, compartilhar experiências, discutir desafios e traçar estratégias conjuntas para melhorar os índices educacionais. Esse momento de alinhamento de ações entre todas as partes interessadas esteja na mesma página em relação aos objetivos educacionais. Isso evita a fragmentação de esforços e garante o fortalecimento das escolas que que precisam de uma atenção maior. O IDEBes (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espirito Santo) é um indicador que estabelece uma meta para a rede e para cada escola, como forma de possibilitar um trabalho mais qualificado de planejamento e monitoramento dos resultados, estamos nos preparando juntamente com as escolas para alcançarmos as metas pactuadas pelo regime de colaboração entre o governo do estado do Espirito Santo e os municípios para o ano de 2024.

METAS PACTUADAS PARA O ANO DE 2024

Nosso desafio é grande e precisamos que todos estejam alinhados trabalhando na mesma direção. Além disso, essas reuniões proporcionam um espaço para a troca de ideias e boas práticas, incentivando e fortalecendo o trabalho da escola.

Ao estabelecer metas claras e monitorar regularmente o desempenho educacional dos nossos alunos, a Secretaria Municipal de Educação pode identificar fragilidades e fazer intervenções direcionadas permitindo uma abordagem mais proativa e eficaz na promoção da qualidade da educação.

Por fim, é importante ressaltar que o sucesso educacional não é medido apenas por números, como os IDEBes, mas também pelo impacto positivo que a educação tem na vida dos estudantes. Ao investir no trabalho desenvolvido nas escolas e promover o alinhamento de ações, a Secretaria Municipal de Educação está contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

RESULTADO DO IDEBES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

 

 

ESCOLAS

 

 

2º ANO

 

 

5º ANO

 

 

META ATINGIDA

 

 

META ATINGIDA

 

 

01

 

 

EM Wilson Ferreira  (Santo Antônio)

 

 

5,6

 

 

4,4

 

 

02

 

 

EM Barra de Itaperuna

 

 

4,8

 

 

5,3

 

 

03

 

 

EM Cachoeirinha de Itaúnas

 

 

3,6

 

 

3,7

 

 

04

 

 

EMEFTI Elizabeth Trzoseki da Silva

 

 

4,8

 

 

3,3

 

 

05

 

 

EMEFTI Ozéias Rezende

 

 

4,8

 

 

3,7

 

 

06

 

 

EM José Francisco da Fonseca

 

 

4,2

 

 

5,6

 

 

07

 

 

EM Luciene Matos Ferreira

 

 

5,1

 

 

4,5

 

 

08

 

 

EM Sebastião Albano

 

 

5,8

 

 

5,9

 

 

09

 

 

EM Neuza Fernandes da Silva

 

 

2,8

 

 

3,2

 

 

10

 

 

EM Otto Saar

 

 

5,0

 

 

4,3

 

 

11

 

 

EM Vicente Amaro da Silva

 

 

3,7

 

 

5,0

 

 

12

 

 

EM Nicola Nicolini (Alto Paulista)

 

 

4,3

 

 

3,1

 

 

13

 

 

EM Cabeceira de Santo Antônio

 

 

3,2

 

 

5,2

 

 

14

 

 

EM Evandra Chaves de Oliveira

 

 

4,0

 

 

4,9

 

 

15

 

 

EM Prof. Maria Rodrigues de Lima (Cº do Engenho)

 

 

4,8

 

 

4,4

 

 

16

 

 

EM Fazenda Barbosa

 

 

3,9

 

 

2,6

 

 

17

 

 

EM Prof. João Batista da Silva- João Maia (EM Poranga)

 

 

2,6

 

 

4,5

 

 

18

 

 

EM Santa Angélica

 

 

3,6

 

 

3,8

 

 

19

 

 

EM Vargem Grande de Itaúnas

 

 

3,5

 

 

6,8

 

 

20

 

 

EM Vargem Alegre

 

 

3,3

 

 

4,5

 

 

21

 

 

EM Daniel Cirilo de Paula

 

 

6,1

 

 

5,0

 

 

22

 

 

EM Córrego dos Fagundes

 

 

7,1

 

 

5,3