― Advertisement ―

spot_img

Jorge & Mateus pode ser a atração da festa da cidade de Águia Branca

A dupla Jorge & Mateus pode ser a principal atração da festa da cidade de Águia Branca em 2024. O SiteBarra tentou contato com...

Realizada em Barra de São Francisco a formatura de cursos presenciais do Programa Qualificar ES

Aconteceu na noite de sexta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal, a formatura de 40 alunos dos cursos de Agente Comunitário de Saúde, Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil, fornecidos de forma gratuita pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, em Parceria com o Programa Qualificar ES, do Governo do Estado. Os cursos fazem parte da 1ª oferta anual do programa.

A cerimônia contou com participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes, do professor dos cursos, Lucas Gabriel Rodrigues Venturini, do coordenador regional norte do Projeto Qualificar, Edy Belucio, do Subsecretário de Comunicação, Reginaldo Monteiro, de alunos, seus familiares e amigos.

Em entrevista, o secretário Guilherme Fernandes falou da parceria da administração municipal com o Qualificar ES, que teve início ainda em 2021.

“Estamos muito felizes em estar formando alunos nessas três turmas. E uma parceria que vem desde o início da gestão formando profissionais cada vez mais qualificados para a nossa cidade. Essa parceria traz um curso presencial qualificado presencial com duração de três meses, quando na maioria das vezes é online.”

Guilherme também destacou os impactos na geração de emprego no município através de parcerias com o Governo do Estado.

” Graças as parcerias que temos firmado desde o início da administração, Barra de São Francisco foi o 8º município do Espírito Santo que mais gerou emprego.” Destacou Fernandes.

Em um discurso preparado por todos os formandos e lido pela aluna do Curso de Cuidadora Infantil, Fernanda Ramalho de Freitas, foi feito um agradecimento à prefeitura e governo do estado por gerar a oportunidade de qualificação, ao professor Lucas pela dinâmica de ensino, além de destacar o ambiente de família e cooperação entre todos os alunos em prol da aprendizagem.

Fernanda, em entrevista, falou da sua motivação para fazer o curso e reforçou o sentimento de família citado no discurso

“Eu já trabalhava na escola, tinha contato direto com as crianças e peguei gosto por isso. O que me motivou (em fazer o curso) foi o amor e o cuidado com as crianças. O importante também é que formamos uma grande família mesmo. O que era pra ser uma turma virou uma grande. Todo mundo se apoiava no dia a dia pra estarmos aqui hoje para pegar este diploma.”

No curso teve também quem viu a oportunidade de ampliar conhecimentos, como é o caso da professora Zenilda Marco dos Anjos.

 “Eu fiz este curso de Agente de Saúde pra ter mais experiência mesmo, eu já trabalho na área de educação, mas não custa nada tentar uma coisa diferente. Até porque eu tenho um filho autista e meu esposo é adoentado. Então eu fiz este curso para adquirir mais experiência, saber como cuidar.”, finalizou ela. 

Alessandra do Carmo, que é comerciante, viu no Curso de Agente de Saúde a chance de mudar de área e, ainda, segundo ela, enxergar a profissão de agente de uma outra forma.

“Eu sempre trabalhei no comercio, quando surgiu essa oportunidade, eu resolvi fazer por ser algo diferente da minha área. Foi uma experiência maravilhosa. O professor Lucas foi maravilhoso, nos ensinou além da apostilha. Agora a minha consciência de agente de saúde vai além do que eu imaginava ser. Eu aprendi muito.”, disse Alessandra.

A garçonete, Nilza Augustavo, decidiu se qualificar na área de Educação Infantil para ganhar mais experiência e ajudar na área em que já trabalha.

 “Eu trabalho como garçonete, as vezes em festa infantil, então foi pra adquirir mais experiência. Conhecimento nunca é demais.”, destacou Nilza.

O sucesso de mais esta parceria da prefeitura com o Qualificar –ES teve um ponto em especial, O professor Lucas Gabriel Rodrigues Venturini, que foi elogiado pela didática em sala de aula, falou da dedicação de seus alunos.

“Tem que ter uma dedicação muito grande e com este diploma não foi diferente. Tivemos alunas que se vinham da Vila Luciene, de Vila Paulista, de Monte Senir. Tem gente que fazia mais de um curso e dormia na sala entre um curso e outro para conseguir o diploma das duas qualificações. Pessoas que trabalhavam o dia todo e vinham fazer o curso na parte da noite. Enfim, foi uma dedicação muito grande dos alunos. Estou Muito Feliz com o resultado alcançado.” Encerrou o professor.

Mais Cursos

Ao usar suas falas durante a cerimônia, o secretário Guilherme aproveitou para agradecer ao governo do estado na pessoa do coordenador regional norte do Projeto Qualificar, Edy Belucio, e anunciou um curso de máquinas pesadas para junho, além de pedreiro, eletricista e corte e costura para julho, em parceria com o Governo do Estado e Senai.

Qualificar ES

O Programa Qualificar ES foi lançado em 15 de maio de 2019. Desde então, vem ofertando cursos de qualificação e capacitação profissional aos capixabas em três modalidades: presencial, on-line e semipresencial. Desde 2019, foram ofertadas mais de 500 mil vagas em cursos nas três modalidades.

O Programa Qualificar ES consiste em ofertar cursos de qualificação profissional a cidadãos e cidadãs residentes no Espírito Santo, por meio de uma proposta inovadora, empreendedora e para promover a melhoria da qualidade de vida da população capixaba, tornando-se um dos projetos prioritários do Governo do Estado.