― Advertisement ―

spot_img

Eleições 2024: confira datas e horários do primeiro e do segundo turno

Os eleitores brasileiros de mais de 5 mil municípios vão às urnas, neste domingo (6), para eleger seus novos representantes do Executivo e Legislativo...

Qual o impacto das mudanças climáticas nos negócios? Curso gratuito sobre tema ambiental ocorre a partir desta terça-feira (13)

Com as mudanças climáticas, a preocupação com a transição energética e a sustentabilidade tem se tornando cada vez mais relevante nas empresas. Com o objetivo de trazer esse debate para as empresas capixabas de diferentes segmentos, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) oferece um Diagnóstico Climático gratuito para seus clientes, elaborado pela startup capixaba Eco55. As empresas participantes também terão acesso a um curso executivo sobre os impactos das mudanças climáticas nos negócios, nas próximas terças e quintas-feiras (13, 15, 20 e 22 de agosto).

Na indústria brasileira, entre 2021 e 2022, o número de empresas com uma área ou departamento dedicado à sustentabilidade quase dobrou, passando de 34% para 60%. Os dados são de um levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Diagnóstico Climático é um programa do Bandes que beneficiará centenas de empresas da carteira ativa do banco, apresentando uma avaliação completa das emissões de gases de efeito estufa, do desempenho em práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e dos riscos climáticos enfrentados pelos negócios. Com o diagnóstico, as empresas poderão entender melhor seu impacto ambiental e a desenvolver estratégias de adaptação às mudanças climáticas.

“O Bandes tem um compromisso histórico com o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo e essa iniciativa reforça nosso papel de agente de transformação da economia capixaba. Acreditamos que a sustentabilidade é um fator-chave para a competitividade das empresas. Com o programa, buscamos entender como podemos estabelecer novas frentes de atuação para apoiar as empresas na transição energética, na mitigação de emissões e a se tornarem mais resilientes, fomentando a inovação, principalmente para pequenas e médias empresas capixabas”, pontuou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.

O curso “Mudança climática e o impacto nos negócios” mostrará como navegar pelos riscos e capturar oportunidades na transição ao baixo carbono, inovando e redefinindo a maneira de fazer negócios. Para o fundador do Eco55 e responsável por ministrar o curso, Guilherme Barbosa, esta é uma oportunidade valiosa para as empresas capixabas mitigarem suas emissões e gerarem impacto positivo na transição energética.

“A parceria com o Bandes é uma oportunidade única para ampliarmos nosso impacto e contribuirmos para um futuro mais sustentável para o Espírito Santo. Por meio da nossa plataforma de conteúdo e tecnologia climática, vamos capacitar as empresas para entenderem seus desafios e as oportunidades na agenda climática, e, desta forma, poderem planejar sua transição para um modelo de negócios mais sustentável”, destaca Saintive.

Sobre o Diagnóstico Climático
O Diagnóstico Climático do ECO55 é o resultado de um sistema de mensuração, reportagem e verificação (MRV) de dados sobre emissões empresariais, de indicadores de sustentabilidade e de riscos climáticos alinhado ao Plano de Neutralização de Emissões do Espírito Santo.

“Entre as entregas que vêm no ciclo 2024 do Diagnostico Climático, as empresas receberão seu Orçamento de Carbono: uma projeção de quanto as empresas poderão emitir nos próximos 30 anos para fazer cumprir o Plano de Descarbonização capixaba, e o quanto vai custar para as empresas que não aderirem à agenda do clima”, disse Guilherme Barbosa, do ECO55.

Sobre a ECO55
A ECO55 é uma startup do clima capixaba que desenvolve soluções de conteúdo e tecnologia para a gestão da sustentabilidade empresarial. Oferece uma plataforma completa para que as empresas possam medir, reportar e verificar suas emissões de gases de efeito estufa, educar seus times e planejar a transição das empresas para a agenda do clima.

Gostou do conteúdo? Conheça outras matérias sobre o assunto:
Diagnóstico climático: participação é ampliada e prorrogada até o fim de agosto